Confirmado: Tuiuti e Amparo têm mortes registradas por Febre Amarela

Exames do Instituto Adolfo Lutz confirmaram que um homem morreu vítima de Febre Amarela, em Tuiuti e outro em Amparo.

A primeira confirmação foi na cidade de Amparo e foi realizada na sexta-feira, dia 8, Trata-se  de um homem de 69 anos, que morreu foi viajar para Minas Gerais pouco tempo antes de adoecer e ser internado em Amparo e transferido para Valinhos, onde morreu. A reportagem do Bragança Em Pauta, havia divulgado sobre a suspeita do caso dois dias antes.

Já a confirmação da morte em Tuiuti, aconteceu na tarde de hoje, dia 12.

Segundo a Prefeitura daquele município, o homem, de 47 anos, morreu com o vírus selvagem da Febre Amarela.

Ele era morador do centro  e trabalhava no Bairro Boa Vereda, em Amparo, que faz divisa com Tuiuti e está entre as áreas consideradas de risco.

O óbito foi registrado no dia 25/03, a Prefeitura informou a imprensa em sua página sobre a suspeita da causa da morte, na segunda-feira, dia 10.

O prefeito de Tuiuti,  Jair Fernandes Gonçalves (Nande) divulgou  fato em seu facebook, ressaltando que o rapaz pode ter contraído a doença em Amparo, onde trabalhava.

As duas cidades estão vacinando todos os seus moradores.

Em Tuiuti, vale ressaltar que foram encontrados 14 macacos mortos até esta quarta-feira, dia 12. Destes, uma morte já foi confirmada como Febre Amarela e outras 13 aguardam exames.

Em Amparo, seis mortes de macacos por causa da Febre Amarela já foram confirmadas.

EM BRAGANÇA PAULISTA

Em Bragança Paulista a vacina está disponível no Centro de Saúde para quem vai para áreas de risco.

Além disto, no próximo final de semana, ou seja, no sábado, dia 15, e no domingo, dia 16, será realizado o segundo mutirão de vacinação contra a Febre Amarela, na Zona Rural do município.

Desta vez, serão vacinados os moradores dos bairros próximos a Pinhalzinho como por exemplo: Jardim das Palmeiras, Curitibanos e Araras dos Cardosos. As pessoas que não forem atendidas no mutirão serão vacinadas entre segunda e quinta-feira.

No último final de semana, a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, vacinou 1984 pessoas no primeiro mutirão.

Foram atendidos moradores dos bairros: Atibaianos, Modestos, Rio Abaixo, Sete Barras, Mãe dos Homens, Usina, Caetano, Araras dos Pereiras e Couto, que são próximos à Tuiuti, onde foram encontrados 14 macacos mortos.

Caso algum morador dessas áreas não tenha recebido a vacina, é preciso que procure a Unidade de Saúde no Mãe dos Homens para agendar a vacinação, até quinta-feira, dia 13.

Bragança Paulista não possui nenhum caso suspeito de Febre Amarela. Outras informações poderão ser obtidas junto à Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças no telefone (11) 4034-4144, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

 

 

 

Facebook Comments