Eleições 2016: fique atento ao calendário eleitoral!

Ano que vem é ano de eleições municipais então é hora do eleitor ficar atendo ao Calendário Eleitoral, já que corrida em Bragança Paulista, promete ser quente.

Filiação partidária

Quem quiser concorrer no próximo ano, ao cargo de prefeito, vice ou vereador, deve se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja ainda dá tempo. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito. Até lá, fique de olho nos pré-candidatos e cabos eleitorais, porque são muitas as mudanças de partidos que estão sendo realizadas.

Convenções partidárias

As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo estipulava que as convenções partidárias deveriam acontecer de 10 a 30 de junho do ano da eleição. Os partidos ganham mais tempo para se coligar, mas perdem tempo para colocar a campanha na rua.

Registro de candidatos

Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até as 19h do dia 15 de agosto de 2016. Pela regra passada, esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.

Propaganda eleitoral

A campanha eleitoral que antes tinha 90  dias agora terá 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto.

 

 

Facebook Comments

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.