Maternidade combina ou não com faculdade?

Gravidez não é doença. É vida.  Filho é alegria, bençãos !
Então se você é mãe recente ou está grávida não abandone seus sonhos de cursar uma universidade Confira as dicas de Natália Garcês do site Quero Bolsas, que é nosso grande parceiro e oferece bolsas com até 75% de desconto.
Diante de uma maternidade precoce, minha vida sofreu  algumas mudanças e me vi com uma nova rotina, conciliando responsabilidades como esposa, mãe e ainda do trabalho. Mesmo com o dia a dia corrido eu sentia muito a necessidade de decidir o meu futuro profissional.

Fazer ou não faculdade?

A vontade de ingressar no Ensino Superior era muito grande, mesmo sabendo que trabalhar e estudar significaria abrir mão de passar mais tempo com meu filho e que eu perderia a chance de ser presente em seu desenvolvimento diário. Mesmo com uma dependência afetiva muito grande do filho, eu precisava fazer essa escolha, não só por mim, mas por nós.

Meu esposo já estava na faculdade (com bolsa de estudos!), e como não tínhamos com quem deixar nosso filho para que eu também pudesse estudar, combinamos que eu esperaria ele terminar a graduação para5 iniciar a minha.

Processo de decisão do curso

Mesmo após quatro anos aguardando meu marido concluir a graduação, eu ainda não estava certa do curso que escolheria. Pesquisei muito, me informei e coloquei na balança todos os prós e contras dos prováveis cursos que poderia fazer.

Meu sonho era ser bióloga e trabalhar na área de pesquisa, ou ser enfermeira, mas infelizmente iniciar uma nova profissão é bastante complicado quando não se tem experiência.

Alguns fatores me levaram a não optar por Ciências Biológicas e Enfermagem, como a carga horária puxada dos cursos, estágio supervisionado em horários de trabalho e mensalidades muito caras. Também seria complicado por eu ser mãe e não ser mais tão jovem. Considerei a alta probabilidade de não dar conta de conciliar tudo e desistir no meio do caminho, então descartei essa hipótese (por enquanto!).
Curso perfeito

Eu trabalho na área administrativa de uma boa empresa do ramo da saúde, e a primeira escolha que tive que fazer foi de continuar ou não na minha área.

Com a decisão de não fazer Enfermagem ou Ciências Biológicas,  veio a ideia de permanecer na área administrativa e buscar crescimento nela. Estudar Administração de Empresas seria uma boa, mas quatro anos de números (sim, pensei muito nos números e no fato de eu odiá-los) me deram medo. Então veio a luz: um curso tecnólogo seria minha salvação! E não é que foi?!

Hoje estou fazendo o curso Tecnólogo em Processos Gerenciais na FMU e confesso que, nessa área, foi o melhor curso que poderia escolher! É um curso muito bom, completo e claro, bem objetivo mas não superficial, além de ser dois anos mais rápido que uma graduação tradicional. Eu esperava um bom curso, mas fui surpreendida por um curso ótimo! E, por conta disso, em nenhum momento me arrependi da escolha que fiz.

Na minha rotina super corrida no trabalho e faculdade, meu coração fica apertado com a saudade do meu filho (saudade que vem sem dó), convivo com a angústia de não poder acompanhar o seu dia a dia. Mas na minha cabeça tenho uma certeza: vai valer a pena e eu poderei dar um futuro melhor para minha família!

#DicadoEmPauta

Se você quer fazer um faculdade e ainda não tem bosas de estudos, confira as oportunidades do Quero Bolsas. Tem desconto em diversas instituições espalhadas por todo país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *