Praça 9 de Julho será reformada e Maria Fumaça deve ser retirada do local

Enfim, após anos de uma novela, que pareceria não ter fim a Praça Nove de Julho em Bragança Paulista será reformada e a antiga Maria Fumaça que  existe ao lado da delegacia de polícia, será retirada do local.

Qual será o destino dela?

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Manoel Botelho, ainda está sendo estudado: a cabeceira do Lago do Taboão e a antiga estação do Guaripocaba são as opções.

Botelho, conversou com o jornal on line Bragança Em Pauta na tarde desta segunda-feira, dia 15, após solenidade de assinatura de contrato da Prefeitura com a empresa FBF Construções e Serviços Eireli – EPP, que será responsável pela urbanização da Praça 9 de Julho. Na oportunidade também foi dada ordem de serviço para início das obras.

Desde a administração de João Afonso Sólis (Jango) a população aguarda a reforma da Praça 9 de Julho, obra que será custeada pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), no valor de R$ 599.679,09.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A reforma sempre foi cercada de muita polêmica junto ao Ministério Público, ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephac) justamente por causa da Maria Fumaça e demorou anos para sair do papel, porque também teve licitações impugnadas.

O secretário disse que o projeto, sofreu alguns ajustes, como por exemplo, alteração de mão dupla da Avenida Alpheu Grimello, para mão única no sentido Santa Helena.

O grosso do projeto, entretanto, foi mantido.

Com as obra, está prevista a retirada da rotatória que dá acesso à Rua Arthur Siqueira e também à Rua Teixeira.

Botelho ressaltou que com a retirada da rotatória, moradores do Jardim São José devem reclamar porque terão que fazer retorno na Rotatória São Francisco, porém, disse que a cada 100 veículos que descem a Artur Siqueira apenas 7 viram em direção à Nove de Julho e que esta conversão é a que causa mais problemas no trânsito da região e acidentes.

Esta previsto ainda o alargamento da via e consequentemente, diminuição da praça para que hoje, onde passam veículos apenas sentido Lavapés/Lago do Taboão, circulem também veículos no sentido contrário. Serão duas faixas para cada mão de direção e por isto, a retirada da Maria Fumaça é necessária.

Com as mudanças, onde hoje passam os veículos sentido Lago do Taboão/Lavapés, haverá trânsito local e será construído um  boulevard, com estacionamento em 45 graus, áreas de embarque e desembarque e faixa de pedestres elevada.

Para que tudo isto aconteça será necessário também a retirada de algumas árvores.

Botelho explicou ainda que com as obras fará adequações nas linhas de ônibus para que em alguns casos, o ponto seja transferido para a Rua Tupi, diminuindo o trânsito na Praça Nove de Julho, porém o local receberá também um ponto de ônibus mais confortável, além de uma ciclovia.

O secretário ressaltou ainda que com o início das obras, irá notificar o Bragança Garden Shopping para que implante o projeto na Avenida dos Imigrantes que contempla, a retirada de rotatórias e implantação de semáforos.

Estas mudanças também foram apresentadas inicialmente na administração de Jango e foi na administração de Fernão Dias, que um termo de Ajustamento de Conduta, foi firmado com o shopping para implantação das melhorias, devido ao impacto causado pelo shopping no trânsito das Avenidas dos Imigrantes e Alberto Diniz.

A solenidade  de assinatura de contrato, aconteceu no gabinete do prefeito Jesus Chedid, com a presença de diversos vereadores e do deputado Edmir Chedid. Na oportunidade, o deputado ressaltou o trabalho de recuperação da verba, se comprometeu a conseguir para o município quantas mudas de árvore forem necessárias para substituir as espécies que terão que ser cortadas por causa das obras.

Obras de desassoreamento do Lago do Taboão

Além da ordem de serviço para reforma da Praça 9 de Julho,  na oportunidade  também foi dada ordem de serviço para a empresa Submar Serviços Subaquaticos que realizará o desassoreamento do Lago do Taboão por R$ 712.580,75.

O prefeito Jesus Chedid ressaltou na oportunidade a alegria de iniciar duas obras grandes no coração da cidade, destacou as melhorias significativas que vão viabilizar e disse que mais do que o valor da obra em si, está a importância que o Lago do Taboão tem como cartão postal da cidade e o seu valor para o bragantino.

 

 

Facebook Comments

3 Comentários

  1. Fausto, seu nome deveria ser “Fausto Corre Corre”
    atrás de um professor de português urgentemente.
    Kkkkk.

  2. Ele já destruiu as árvores da antiga rodoviária e de trás do posto de saúde do Lavapés… Agora as da 9 de julho… E nem sabe onde vai colocar a Maria Fumaça, que também faz parte do nosso patrimônio!

  3. Irão diminuir a praça, cortar árvores, retirar a Maria fumaça e deixar o lago com mão única. Ficará pior do que já está e o trânsito só vai aumentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.