escorpiões butanta

A Secretaria de Saúde de Bragança Paulista encaminhou 36 escorpiões para o Instituto Butantan, na última segunda-feira, 26. Todos eles foram encontrados nos bairros Planejada II, Matadouro e Centro. Os escorpiões são de duas espécies: Tityus Bahienses (escorpião preto) e Tityus Serrulatus (escorpião amarelo).

Conforme informações da Prefeitura, com os escorpiões, o Instituto Butantan produzirá imunobiológicos voltados à saúde pública. O instituto é responsável por grande parte dos soros e vacinas produzidas no Brasil. Seus produtos fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Eles são enviados ao Ministério da Saúde, que os distribui de forma estratégica e gratuita à população.

O que fazer ao encontrar um escorpião?

Caso você encontre algum escorpião, a orientação do Ministério da Saúde é que se for possível você capture o animal com cuidado. Posteriormente a recomendação é levá-lo até Vigilância Epidemiológica que é a responsável pela fiscalização.

Além disso, outra recomendação é que em caso de acidentes a pessoa deve limpar o local da picada com água e sabão. Na sequência deve  procurar, imediatamente, orientação médica no Hospital Universitário São Francisco. O telefone da Divisão de Vigilância Epidemiológica é (11) 4034-4144.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde são realizadas no municípios ações contínuas para controle dos escorpiões, como por exemplo, visitas casa a casa. Dois profissionais trabalham com a captura dos escorpiões e também bloqueio de área. Estes bloqueios, são feitos quando uma pessoa recebe a picada em determinado bairro. A vigilância faz a ação de orientação, combate e controle em 4 quarteirões em torno daquele local onde teve o acidente.

Também são realizadas apresentações em escolas para as crianças, em feiras. Para a próxima semana, a Secretaria de Saúde deverá realizar uma semana de mobilização para o controle dos animais.