37ª Festa da Uva de Jundiaí

A 37ª Festa da Uva de Jundiaí completa 85 anos de história. O evento é grátis e acontece nos dias 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro, bem como 1 e 2 de fevereiro e é uma ótima oportunidade para quem busca programação para as Férias de Verão.

Aliás, a festa deste ano tem justamente como foco as crianças.

O evento será repleto de atrações culturais e brincadeiras. Com isto os adultos poderão relembrar a infância com atividades como o xadrez e a amarelinha e se divertir com filhos, netos e sobrinhos.

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 16 de janeiro, uma quinta-feira, a partir das 18h.

Em paralelo a 37ª Festa da Uva acontece a 8ª Expo Vinhos.

Juntas as festas terão outras várias atrações como, por exemplo: leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade, espaço infantil gratuito, cortejos e atrações circenses e workshops enogastronômicos.

Outra atração, aliás, é a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que acontece todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca. A Pisa da Uva é voltada para a preservação, resgate e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália.

Durante toda a festa, vinte atores representarão a história do surgimento da uva niagara rosada, que é oriunda de Jundiaí e a protagonista da festa.

A festa

A Festa da Uva é um marco no calendário da cidade de Jundiaí, por homenagear o plantio da fruta na região e os agricultores locais.

O fato desta edição destacar o universo lúdico da infância tem motivo: a cidade é a primeira do Estado e a segunda no País, logo após Boa Vista, Roraima, a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças que contempla os programas “Comitê das Crianças” e “Ruas de Brincar” que têm como objetivo a implementação de políticas públicas que valorizam o protagonismo nas tomadas de decisões que reforçam a importância do ato de brincar.

A iniciativa é resultado das adesões do Município à rede e ao Instituto Alana.

A programação da Festa conta com mais de 150 atrações espalhadas pelos cinco palcos do evento. Há opções para todas as idades e o evento é gratuito.

Além disso, dança, música, passeios turísticos e contato com produtores rurais são algumas das experiências que poderão ser vivenciadas na Festa, que traz também produtos das rotas turísticas da cidade – Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra nova e Rotas do Castanho, da Uva e do Vinho.

Na gastronomia, destaque para os pães e geleia de uva, bem como geleia de vinho, espumantes de uva niagara, vinhos e a tradicional coxinha de queijo, considerada patrimônio imaterial do município desde 2018 e que teve como vencedor do 2º Festival da Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí – Edição 2020, o Lambuza Bistrô, situado no bairro Engordadouro, comandado por Alisson Batistella.

Serviço

A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos
Dias: 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro
Horários: Quinta-feira (16) – às 18 h / Sextas-feiras – das 18h às 22h /
Sábados – das 10h às 22h / Domingos – das 10h às 21h
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n
Informações pelo telefone (11) 4589-8580 ou pelo site https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/.
Entrada gratuita
Ação solidária: Doe 1 quilo de alimento não perecível

 

Deixe uma resposta