Neste sábado, 15, o Museu Municipal Oswaldo Russomano comemora seu aniversário de 52 anos com festa. A data, marca também os 255 anos de Bragança Paulista.

As comemorações, de acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, acontecerão no sábado, 15, a partir das 10h. Haverá música ao vivo com Marcão Skema. Além disso, o evento conta também com apresentação de Taiko (Aozora Daiko) às 15h.

A  Associação de Cafeicultores de Bragança Paulista, fará no local uma degustação de café. Como em toda boa festa, não pode faltar distribuição de pipoca e algodão-doce.

 52 anos de história do Museu de Bragança Paulista

O Museu Municipal  foi criado pela Lei Municipal nº 166/1953.

No entanto, ele foi inaugurado somente em 15 de dezembro de 1966. Na década de 80, após algumas mudanças ele foi instalado definitivamente na Rua Coronel João Leme, 520, no centro.

O imóvel é de 1896 e também tem muitas histórias.

O acervo do Museu Municipal é de aproximadamente 3.000 peças. Estão expostos no local objetos pessoais de grandes nomes da história do município. Hápeças que retratam a época dos barões do café, dos constitucionalistas e a ocupação indígena do Guaripocaba.

O museu conta também com louças, instrumentos musicais, móveis da antiga Câmara Municipal e objetos da extinta Estrada de Ferro Bragantina.

Ao visitá-lo, as pessoas dão uma volta ao passado, identificando a história local em contato com períodos de importante mudança cultural e tecnológica. É possível entrar em contato, por exemplo, com o período imperial, a escravidão, a segunda guerra mundial e a  Revolução de 32.

O acerto conta também com objetos da arte-sacra, máquinas fotográficas, relógios, TVs e rádios de época, fotografias do acervo histórico da cidade.

Deixe uma resposta