Até o dia 20 de agosto, a FESB – Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista, recebe a 5ª Mostra APAE.

Este é o  segundo ano consecutivo que a FESB sedia a exposição. Estão expostos trabalhos de alunos de 6 a 30 anos, que frequentam as aulas de arte na Escola de Educação Especial Flor do Ypê, mantida pela APAE de Bragança Paulista.

Segundo a curadora da mostra Vanessa Rossi, nesta edição, as obras foram realizadas individualmente e coletivamente. Foram usados  materiais e técnicas variadas, como: pintura, alinhavo, modelagem, recorte e colagem,

As obras foram produzidas entre os anos de 2017 e 2019.

“As obras retratam – com o mínimo de interferência possível da professora – a vivência de cada aluno em seu cotidiano escolar, suas habilidades, limitações e evoluções, o desenvolvimento do vínculo entre professor e aluno, as descobertas, experimentações e combinações de diversos materiais, suas emoções e sentimentos”, disse.

Ela explicou ainda que as produções dos alunos não acompanham um padrão determinado, nem uma técnica apurada. “Damos mais ênfase à expressão do que a estética, o belo. Para isso utilizamos em aula recursos e instrumentos das áreas de artes, arte educação, arteterapia e psicologia a fim de possibilitar um trabalho diferenciado, sensível e adaptado as necessidades de cada aluno”

O projeto não possui nenhum fim lucrativo. “O objetivo principal é incluir a pessoa com deficiência intelectual, múltipla e com transtorno do espectro autista (TEA) através da arte e consequentemente, promover aos alunos o acesso a cultura, desenvolvimento da autoestima, favorecimento da socialização, desenvolvimento da comunicação, incentivo a expressão das emoções, sentimentos, pensamentos e ideias e a valorização do aluno como ser produtor e manifestante cultural.”

A mostra está exposta no prédio vermelho da FESB e pode ser apreciada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Para ficar sempre por dentro dos eventos que acontecem em Bragança Paulista acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/eventos-braganca/

 

 

Deixe uma resposta