As aulas nas escolas particulares já estão recomeçando. Na rede municipal, as aulas voltam no dia 16 de fevereiro.

Com  o término das férias, os pais voltam a rotina e é muito importante evitar o estresse e principalmente garantir a segurança das crianças e dos adolescentes principalmente as que fazem o percurso da casa para escola ou vice-versa, sozinhas, afinal é durante essas situações que oportunistas e meliantes aproveitam para agir.

Segundo o especialista em segurança e gerente de operações do GRUPO GR, Niv Steiman, os pais devem orientar seus filhos para que nunca acompanhem estranhos, nem aceitem doces e presentes, além de prestar atenção em dobro ao andar desacompanhado nas ruas.

Confira algumas dicas separadas pelo  especialista  para prevenção de assaltos e outras ações durante este período de volta às aulas.

1- A criança deve ser orientada a reconhecer e buscar ajuda de policiais, casos estejam sozinhas e se sintam perdidas ou assustadas.

2- Ensine a criança  o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis.  A criança também deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas e não aceitar caronas, pois podem ser sequestradas.

3 -Antes da criança sair de casa observe se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos.

4- Durante o trajeto evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades.

4 – Oriente seus filhos e utilize com discrição os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos (MP3, MP4, câmeras digitais, etc.). As crianças são vítimas potenciais dos bandidos, principalmente por não oferecerem maior resistência.

5- Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe para ir e voltar juntos da escola. É sempre melhor andar em grupo, que sozinho.

6 – Se seu filho usar transporte coletivo ou escolar, oriente-o para tomar cuidado com bolsas ou mochilas transparentes, pois o marginal vai perceber que você leva documentos, dinheiro, aparelho celular, etc. E dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.

7- Em ônibus com poucos passageiros, oriente a criança ou adolescente viajar próximo ao motorista ou cobrador.

8- Evite que a criança ou adolescente ande com dinheiro a mais do que o valor da passagem,  dê preferência ao vale transporte.

9- Durante o trajeto para a escola, o pai ou a mãe deve estar atendo aos arredores, pois os criminosos se aproveitam da algazarra das crianças para furtar bolsas, celulares, relógios e outros pertences do motorista.

1o – As crianças, de acordo com a idade, devem andar no banco traseiro, nos assentos apropriados e indicados pela legislação em vigor.

11-  Oriente que a criança não atravesse ruas por trás de árvores, carros, ônibus e bancas de jornais, pois pode não ser vista por um carro que está em alta velocidade. Oriente que ela sempre procure ser visto ao atravessar as ruas e utilizar sempre a faixa de pedestres.

12- Oriente seu filho que caso ele ache que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.