Na tarde de hoje, dia 16, estava na pauta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o julgamento de dois processos envolvendo a Associação Brasileira de Beneficência Comunitária (ABBC) e a Prefeitura de Bragança Paulista.

São eles: TC-000943/003/14 e TC-000944/003/14.

O  Tribunal está analisando  a Dispensa de Licitação bem como o Contrato de Gestão celebrado em 20 de novembro de 2013.

Na oportunidade foi realizada sustentação oral e em seguida os processos foram retirados da pauta. voltando ao gabinete do conselheiro relator Renato Martins Costa.

A ABBC é responsável pelo gerenciamento compartilhado da Saúde do município desde 2013. Havia na época a esperança de melhoria nos serviços prestados e de solução de problemas como falta de medicamentos.  Diversas, entretanto, são as reclamações dos usuários dos postos de saúde. Além da falta de medicamentos constantes, a população espera por cerca de 8 mil consultas e 8 mil exames o que está sendo inclusive investigado pelo Ministério Público, após formalização de denúncia apresentada por grupo de vereadores.

Além das denúncias em Bragança Paulista, a ABBC também é investigada pelo Ministério Público por serviços prestados na vizinha cidade de Itatiba.(Saiba mais em:http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/noticias/noticia?id_noticia=14661958&id_grupo=118).

Nota da Redação

Na noite de quarta-feira, dia 17, a ABBC, se manifestou sobre a reportagem a cima, através de nota, que segue  publicada abaixo na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Referente à matéria publicada no dia 17-08-2016 com o título ¨ABBC: processo volta para gabinete de conselheiro no TCE ¨, gostaríamos de esclarecer que a ABBC- Associação Brasileira de Beneficência Comunitária, conforme solicitações do Tribunal de Contas, está prestando todos os devidos esclarecimentos solicitados.

Em seu contrato consta a gestão de 31 equipes de atenção básica distribuídas em 28 unidades de saúde, bem como a gestão da UPA e SAMU.

A ABBC esclarece também que não realiza a gestão das especialidades, não sendo de sua responsabilidade a realização dos exames. O rol de medicamento que é de sua responsabilidade, está sendo adquirido dentro da rubrica prevista no contrato.

Ressaltamos que a ABBC- Associação Brasileira de Beneficência Comunitária priva pela excelência do atendimento aos munícipes, buscando a satisfação dos nossos serviços, além da idoneidade, qualidade e transparência dos resultados do nosso trabalho junto à população de Bragança Paulista.

Colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.