energisa gato

A Energisa Sul Sudeste está intensificando durante esta semana as ações de combate a furtos e fraudes de energia elétrica em Bragança Paulista.

Entre janeiro e setembro, segundo a Energisa foram realizadas cerca de de 1.700 fiscalizações e foram registradas 55 irregularidades em unidades consumidoras do município de Bragança Paulista.

Quem desvia energia elétrica, realiza o famoso ‘gato’ ou frauda o medidor, manipulando o equipamento que passa a não registrar o consumo real, comete crime previsto no Código Penal Brasileiro, ficando sujeito a prisão por um período de um a quatro anos.



Além disto, a pessoa coloca em risco a própria vida e a de vizinhos e prejudica todos os clientes  que estão em dias com suas obrigações.

Segundo a Energisa, a energia recuperada por meio dessas operações totalizou 88.200 Kwh, o que é suficiente para abastecer aproximadamente 490 imóveis, que consomem em torno de 180 kWh, durante um mês.

“A prática de fraude e furto de energia é prejudicial para a sociedade em diversos sentidos. Além de serem considerados crimes previstos no Código Penal que podem resultar em prisão para que o faz, a energia furtada por meio de ligações clandestinas é rateada entre todos os clientes da empresa. Todos pagam por isso”, informa Dalessandro Luis Mafei, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste.

“Contamos muito com o apoio da população para que ela denuncie suspeitas de práticas de ligações clandestinas. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato”, frisa Dalessandro.

Você pode fazer sua parte denunciando. A denúncia pode ser feita pelo telefone gratuito, 0800 70 10 326, ou pelo site www.energisa.com.br em Serviços Online – Mais Serviços – Denuncie Furto de Energia.

 

Deixe uma resposta