Amanhã a tendência da Black Friday é ser essencialmente no e-commerce

Mesmo com a abertura gradual dos shoppings e centros comerciais que já acontece há alguns meses em todo o país, os consumidores ainda estão tímidos para voltar às lojas físicas, aponta uma pesquisa.

O estudo da Go2Mob, empresa especializada no desenvolvimento e ampliação de negócios em canais mobile, apontou que 35% dos brasileiros começaram a comprar pela internet ou aumentaram o volume de compras online depois da pandemia.

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Somente no mês de outubro, o e-commerce brasileiro registrou 1,28 bilhão de acessos e as vendas online tiveram um aumento de 10%. Este cenário aumenta a expectativa de marcas que vendem online para a Black Friday deste ano.

Frederico Heitmann, CEO da ACCT, empresa de tecnologia especializada em soluções para o comércio digital e que implementa algumas das maiores lojas online do país como C&A, Samsung e Tok&Stok comenta que seus clientes registraram um crescimento bem expressivo esse ano: “Ao considerarmos os índices entre 2018 e 2019, veremos que o crescimento da Black Friday fica na casa de 23% enquanto o total do ano é de apenas 16%. Se aplicarmos as estimativas de mercado de 2020 que apontam o crescimento na casa de 110%, estamos prevendo um aumento para o período de Black Friday de 158%”, disse.

Contudo, ele alerta: “Apesar do grande potencial existe um risco alto desse número não ser alcançado devido a falta de estoque dos lojistas causado pelo impacto que as indústrias e a cadeia de suprimentos sofreram neste ano atípico. Outra consequência disso, é possibilidade de termos descontos menos expressivos”- afirma.

“Tudo nos leva a crer que os eletrônicos terão destaque novamente. São produtos padronizados, fáceis de transportar e de alto valor agregado, por isso um bom desconto neste caso se torna bastante atrativo. Historicamente os produtos mais buscados são celulares, smartphones, iphones, notebook, roupas, calçados, TVs e Smart TVs”. – afirma Frederico, que dá algumas dicas para o consumidor:

• Defina o que deseja antes de iniciar as compras
• Pesquise a marca nas recomendações e fóruns online
• Desconfie de preços muito baixos
• Atenção aos produtos descontinuados e com defeitos
• Atenção aos prazos de entrega, especialmente esse ano os lojistas podem estar com estoques baixos de produtos de alta demanda, levando a prazos de entrega muito altos

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