Neste domingo, dia 14, o Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck completa 130 anos.

Para comemorar a data, haverá no local a apresentação da Orquestra Violeiros do Jaguari e serão realizadas homenagens à permissionária e à funcionária mais antigas do local, a celebração começa a partir das 10h.

A permissionária mais antiga do Mercadão tem 55 anos de atividade com seu comércio local e trata-se de Maria José Bartolomei Pedico que será homenageada pelo trabalho dedicado e ininterrupto no local.

Ismênia Aparecida Gonçalves de Oliveira, funcionária pública da Prefeitura, será homenageada pelos 25 anos de serviços prestados no Mercado Municipal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE



O Mercado Municipal é considerado de suma importância para o desenvolvimento do comércio da cidade de Bragança Paulista. Ele abriga diversos tipos de estabelecimentos como barracas típicas, bares, feira permanente, lanchonetes, armarinhos, etc. Dada a relevância do local, a Rua Coronel Téofilo Leme, ficou popularmente conhecida como Rua do Mercado.

Segundo registros divulgados pela Prefeitura, a primeira modificação do local começou em 1927, 40 anos após sua construção.

Na ocasião, foi realizada a cobertura da parte interna sobre colunas de cimento armado, a reforma das divisões, modificações dos corredores, substituição dos quiosques, remodelação da fachada e partes laterais, instalações de aparelhos sanitários na parte inferior, aumento dos portões laterais, além de calçamento no pátio interno e a colocação de um bebedouro público.

O Mercado Municipal dispunha de um amplo pátio, com um grande bebedouro, onde era deixado as conduções dos comerciantes e um local próprio para a alimentação dos animais que traziam os mantimentos.

Em 1952, em outra grande reforma, este pátio deixou de existir e o prédio foi estendido até a Avenida Antônio Pires Pimentel. Ainda foram feitas outras modificações como a fachada e as entradas laterais, a reestruturação da parte térrea e edificação do segundo andar.

Em 30 de Junho de 2000, o Mercado Municipal recebeu a denominação de “Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck”, nome do ex-presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista que foi comerciante no local.

O Mercado Municipal foi regulamentado em 1981 pela Lei Municipal Nº 1829

Em 2008, na gestão de João Afonso Sólis (Jango) iniciou-se uma grande reforma no Mercadão,  com verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) que mudou totalmente o ambiente no local, que até então estava praticamente abandonado. As obras de cerca de R$ 1,5 milhão foram entregues à população no dia 23 de abril de 2010.

Naqueles mesmo ano, politicos como José Serra, Geraldo Alckmin e o falecido Quércia, estiveram no local para assistir um partida da Copa do Mundo.

Com esta reforma, o local ganhou restaurantes, bancas padronizadas e espaço para eventos.