Ambulâncias do SAMU de Atibaia serão conduzidas por bombeiros

A partir do dia 8 abril, ambulâncias do SAMU de Atibaia serão conduzidas por bombeiros. A medida, segundo a Prefeitura de Atibaia, foi tomada após decisão do Ministério Público do Trabalho.

A Prefeitura substituirá os atuais motoristas por membros do Corpo de Bombeiros. Não haverá suspensão ou qualquer prejuízo ao serviço do SAMU.

Um convênio com o Corpo de Bombeiros já foi assinado. Os bombeiros realizarão plantões por meio da Atividade Delegada, parceria firmada entre a Prefeitura de Atibaia e a Secretaria da Segurança Pública do Estado.

Os agentes de serviços de transporte, que até então desempenhavam a função de motoristas do SAMU, não serão demitidos. Eles estão sendo realocados dentro da própria Secretaria de Saúde, ou demais secretarias.

De acordo com a Prefeitura de Atibaia, o ajuste teve origem após denúncia junto ao MPT. A denúncia alegava que havia excesso de horas extras e folgas trabalhadas na base de Atibaia. A Prefeitura tentou viabilizar uma solução contratando novos funcionários. Diante da denúncia, no entanto, houve a abertura de um inquérito civil para apurar os fatos.

O MPT afastou a possibilidade de realização de horas extras e folgas trabalhadas a qualquer funcionário do SAMU. Além disso, no dia 30 de janeiro deu prazo de 45 dias para solução do problema.

A Prefeitura de Atibaia informo que todos os bombeiros possuem treinamento específico para o exercício da função de motorista de ambulância e também estão passando por capacitação na base regional do SAMU em Bragança Paulista.

Além disso, o convênio da atividade delegada prevê apenas a possibilidade de atuação como motorista de ambulância, portanto os bombeiros não poderão exercer as funções de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, sendo mantida a equipe técnica.

Para ficar por dentro de outras notícias de Atibaia e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/regiao/

Deixe uma resposta