Você está definindo o destino para sua próxima viagem?  O Jornal Bragança Em Pauta em parceria com a agência de viagens Antaris Travel toda quinta-feira, traz dicas de turismo elaboradas especialmente para você ! As dicas são do especialista em viagens Cláudio Lutzkat, afinal nada melhor que ouvir quem entende do assunto, não é mesmo? Hoje, 10, vamos falar sobre a Argentina. Quem sabe, lá pode ser a sua próxima parada, não é mesmo?

Cláudio Lutzkat, aliás, nos dará dicas de duas cidades muito especiais:  Buenos Aires e Mendonza. Para começar vamos falar de Mendonza.

Cláudio Lutzkat durante viagem para Argentina.
Mendonza: capital do vinho argentino

Mendoza na Argentina é uma das nove grandes capitais do vinho ao lado, por exemplo, de Rioja na Espanha, Bordeaux na França, Cape Town na África do Sul e Napa Valley na California.

Cláudio Lutzkat, sugere um roteiro onde você possa justamente conhecer algumas vinícolas e os processos de elaboração de vinho. “Você vai poder experimentar e degustar seus vinhos, almoçar e passear pelos vinhedos cercados por paisagens únicas. Certamente será uma passeio inesquecível”, afirma.

“A região de Mendoza representa 70% de toda produção de vinho da argentina. São 1200 vinícolas espalhadas pela região então há muito o que se explorar ressalta.

Vinho Malbec

A Argentina é o quinto maior produtor e exportador de vinhos do mundo. Os vinhedos ocupam mais 230 mil hectares de terra. Aliás, a variedade Malbec é a mais plantada na região.

Essa uva, de origem francesa, chegou à Argentina por volta de 1860 e não é por acaso que o vinho Malbec produzido na Argentina é famoso no mundo inteiro.

​”A história da viticultura na região se inicia ao mesmo tempo em que os primeiros assentamentos espanhóis, ou seja, há quase 500 anos. Isto aconteceu quando as primeiras videiras vieram do Chile pelos Andes, através dos jesuítas, mas com a chegada dos imigrantes italianos, franceses e espanhóis, é que houve uma guinada significativa na importância do vinho para Mendoza”, salienta Cláudio Lutzkat.

Ele lembra, entretanto, que a Malbec obviamente não é a única casta cultivada na Região Central. Lá, de acordo com ele, são produzidos bons vinhos também a partir de:  Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Caminho do Vinho​

No chamado “Caminho do Vinho” é possível degustar os mais diversos sabores da bebida e suas variações nos processos de elaboração nas diferentes sub-regiões da província. São cinco regiões no total: Zona Alta do Rio Mendoza, Vale de Uco, Zona Este e Zona Sul). Cada qual possui suas características próprias e dão personalidade única a cada tipo de vinho.

Entre as vinícolas de destaque, de acordo com ele estão:  Alta Vista, Catena Zapata, Finca Flichman, Finca La Anita, Luigi Bosca, Mendel, Norton, Pulenta Estate, Ruca Malen, Santa Julia, Séptima, Terrazas de Los Andes, Trapiche, Trivento, Viña Alicia e Zuccardi.

O que fazer em Menzonza?​

O nosso especialista, Cláudio Lutzkat sugere que você faça um pacote de viagens de cinco dias para Mendonza. No primeiro dia, a sugestão dele é que você chegue ao hotel e tenha o restante do dia livre para curtir ou descansar.

No segundo dia, após o café da manhã a sugestão de pacote de Cláudio Lutzkat inclui passeio por duas importantes e tradicionais vinícolas, com degustação de vinhos. Ele sugere na sequência uma visita à fábrica de azeite de oliva Pasrai, onde aliás também há degustação.

Para finalizar os passeios do dia a sugestão é uma visita a Igreja da Carrodilla, a padroeira dos vinhedos. Legal, não acha?

No terceiro dia em Mendoza a sugestão do especialista em viagens é que você faça um city tour panorâmico de meio dia pela cidade de Mendoza. “É muito interessante visitar os principais pontos da cidade como por exemplo, as Ruínas de São Francisco e o Cerro de la Gloria. Recomendo também uma visita ao Monumento ao Exército dos Andes, ao Santuário da Virgem de Lourdes e a Plaza Independência”, afirma.

No quarto dia de passeio ele sugere que você programe uma atividade conforme seus gostos pessoais. “Muita gente gosta de ficar no hotel mesmo. Outros preferem visitar outras vinícolas. Vai do gosto pessoal de cada um, mas certamente lá se tem muito a fazer.”, afirma lembrando que no dia seguinte é hora de voltar para casa.

Hotéis sugeridos :

​Pedimos para Cláudio Lutzkat sugerir alguns hotéis em Mendonza e nos dar algumas dicas. Ele disse que os seus hotéis preferidos são:

  • Hotel Hyatt Mendoza
  • Hotel Intercontinental Mendoza
  • Hotel Amerian Mendoza

Além das belezas naturais da região, lojas especializadas, boutiques, restaurantes e bares super convidativos ele sugere que você visite as seguintes vinícolas:

  • Mendel Wines
  •  Casa El Enemigo
  •  Catena Zapata,
  •  Achaval Ferrer
  •  Vinha Finca Decero
  • Fábrica artesanal de Azeite de Oliva Extra Virgem

​Cláudio Lutzkat também sugeriu alguns restaurantes em Mendonza. Então se você gostou da dica de viagem, vale a pena ler o que ele fala sobre cada um deles. Vai ser difícil, aliás, você escolher um só para ir.

   Melhores restaurantes em Mendoza
  • 1884 – Francis Mallmann. “Este prestigioso restaurante começou no ano 1996, fundado por Francis Mallmann e Nicolas Catena Zapata. Ele fica localizado na antiga Bodega Escorihuela Gascon, fundada em 1884, antigamente em meio dos vinhedos.  Hoje fica a só poucos minutos do centro de Mendoza. Francis Mallmann e conhecido mundialmente, principalmente por seu estilo bem típico Argentino, e a utilização do fogo nos seus pratos. O forno de lenha em 1884 e digno de observar e fotografar. O bar é o mais completo de Mendoza, e a cava subterrânea de vinhos, imperdível”, recomenda.
  • La Casa Del Visitante – Bodega Familia Zuccardi.  “Zuccardi é uma das poucas vinícolas grandes que ainda são familiares e de capitais argentinos.  Eles são pioneiros em enoturismo em Mendoza, sempre estão pesquisando uma inovação, um novo produto gourmet, sempre um passo ao frente. La Casa Del Visitante, em Maipu, é o conhecido restaurante da vinícola, que oferece todos os dias da semana o churrasco mais famoso de Mendoza. O churrasco, aliás, é acompanhado por deliciosas empanadas. Alem do tradicional churrasco, você pode também um cardápio de degustação de oito pratos harmonizado com seis vinhos diferentes! É de dar água na boca”, afirma,
  • Azafran. “Localizado na Rua Sarmiento, este restaurante está decorado como um antigo armazém de campo. O local conta ainda com loja de especiarias e azeites e uma bonita cave de vinhos. O ambiente é muito agradável e relaxante. A cozinha a cargo do chef Pablo Ranea é uma mistura de Internacional com toques da culinária local”, ressalta.
  • 8 Cepas. Para Cláudio Lutzkat este é provavelmente o restaurante com mais charme. “O restaurante fica localizado numa antiga casa de estilo colonial que ainda tem detalhes de tempos passados. A especialidade deles é “Grill Gourmet”. Lá você encontrará s melhores carnes e churrasco, acompanhados de uma seleção de vinhos de Mendoza cuidadosamente selecionados”, finaliza.

​E você, também ficou com água na boca e vontade de descobrir e explorar as belezas de Mendonza?

Para saber mais sobre pacotes e dicas de viagens para Mendonza basta acessar:
https://www.antaristravel.com.br/vinhos-mendoza

Buenos Aires

Além de Mendonza quem quer conhece a Argentina, aliás, não pode deixar de visitar a capital, Buenos Aires.  Cláudio Lutzkat sugere um pacote econômico de 4 dias para lá. No primeiro dia, assim como em Mendonza a ideia é que você após chegar ao hotel tenha tempo livre.

“No segundo dia nossa sugestão é um passeio panorâmico percorrendo por exemplo o Obelisco, Praças de Mayo, San Martin e Alvear. Sugerimos além disso, uma visita até a Avenidas Corrientes, De Mayo, 9 de Julio, entre outras; bairros com história como La Boca, San Telmo, suntuosos como Palermo e Recoleta; e modernos como Puerto Madero; os Parques Lezama, Tres de Febrero (conhecido como Bosques de Palermo), a Reserva Ecológica de Costanera Sur e as regiões comerciais e financeiras da cidade”, ressalta.

O terceiro dia é livre para você escolher aquelas atividades que combinam mais com você. E no quarto acontece a viagem de volta.

Pontos turísticos

“Como toda cidade turística, Buenos Aires tem aqueles pontos que são obrigação no roteiro de quem visita a cidade pela primeira vez. É o caso, por exemplo, da Praça de Maio e seus arredores, onde estão a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana e o Cabildo”, afirma o especialista.

É claro que quem gosta de futebol segundo Cláudio Lutzkat não pode deixar de visitar a La Bombonera (estádio do Boca Juniors). Ele sugere também visita ao monumento a Mafalda, a Feira de San Telmo e a Puente de la Mujer (Ponte da Mulher). E recomenda que visite também a Flor Metálica, a Livraria O Ateneo e o Cemitério da Recoleta.

Atividades culturais

“Buenos Aires é incansável quanto a atividades culturais. Museus, teatros, livrarias, centros culturais, casas de espetáculo, enfim, há uma infinidade de locais e programações pra você escolher”, afirma.

Para quem vai viajar com criança ele sugere uma visita ao Museu Proibido Não Tocar e ao Museu Argentino de Ciências Naturais. Já para quem é fã, pode ir ao Museu dos Beatles, no Paseo La Plata e certamente se encantar.

Ele sugere ainda que você aproveite os espetáculos de teatro, dança ou música na Avenida Corriente ou então em outros pontos como Ciudad Cultural Konex ou Club Cultural Matienzo. “Se você der a sorte de estar na cidade quando o Fuerza Bruta estiver em cartaz, não perca”, recomenda.

Quer saber mais?

Aliás, se você quer saber mais sobre pacotes para Buenos Aires é só acessar:
https://www.antaristravel.com.br/buenos-aires

Se você perdeu nossas dicas sobre outros destinos? Basta clicar na aba turismo do nosso site e conferir as outras reportagens: https://bragancaempauta.com.br/category/turismo/.
Nesta aba você vai encontrar dicas, por exemplo, sobre cidades como Foz do Iguaçu e Anavilhana na Amazônia.

Se quiser ficar por dentro de dicas e promoções de viagens só curtir  e seguir a Antaris Travel nas redes sociais. Certamente a Antaris terá um pacote com a sua cara.

Facebook: https://www.facebook.com/antaristravel/
Instagram: https://www.instagram.com/antaristravel/

Ao escolher seu destino lembre-se sempre da dica do nosso especialista: procure uma agência de viagens séria para comprar seu pacote, afinal você  merece descansar e se divertir ! Boa viagem !

Deixe uma resposta