Asilo do Jardim Público registra morte suspeita e tem 6 idosos internados

Na noite de quinta-feira, 27, o Em Pauta noticiou o falecimento por complicações da COVID-19, de um idoso de 87 anos, que morava no Asilo São Vicente de Paulo (Jardim Público).

E infelizmente, nesta sexta-feira, 28, um outro caso – suspeito, foi registrado. De uma idosa, também moradora da instituição. O exame desta senhora ainda não foi concluído, portanto, trata-se de uma morte ainda em investigação.

Além disto, de acordo com a entidade outros seis idosos do Lar São Vicente de Paulo estão internados com sintomas da COVID-19. Cinco na Santa Casa e um no Hospital Universitário São Francisco.

LUTO NO ASILO

A reportagem do Em Pauta conversou nesta manhã, com o presidente do Asilo do Jardim Público, Erinor Baratella Júnior, que prestou todas informações à reportagem e disse que não só ele, mas todos funcionários, bem como voluntários do Asilo estão de luto.

“Estamos muito consternados. Fazemos voluntariado por amor. É como se fosse alguém de nossa família. Eu estou todos os dias lá. A gente se esforçou muito, mas não conseguimos conter este vírus. Estamos nos sentindo fracassados”, desabafou.

Segundo Erinor, todos os protocolos de saúde possíveis foram tomados desde março, como uso de máscaras; escudo facial; avental; luvas, montagem de um grupo de assepsia, que cuida exclusivamente do reforço da higienização do espaço; uso de álcool em gel em todos os ambientes e durante todo o dia; suspensão de atividades não essenciais, como aula de dança, culinária e pintura, por exemplo e acesso ao Asilo somente de profissionais essenciais, como enfermeiros, médico e cuidadores.

FUNCIONÁRIOS AFASTADOS

De acordo com o presidente, no mesmo período, qualquer colaborador que apresente qualquer sintoma mínimo, que possa estar relacionado à COVID-19 é afastado de suas funções por 14 dias. Neste momento, são 20 colaboradores que estão afastados.

E para suprir a ausência deles, o Asilo teve que contratar uma empresa de Home Care (cuidado em domicílio), para auxiliá-los na tarefa de cuidar dos idosos da instituição.

TESTES

Erinor contou ao Em Pauta, que o Asilo ganhou do Rotary Club 200 testes do tipo “swab”, conhecido como nasal ou oral. E estes foram os testes realizados em todos os idosos e em todos os funcionários. Os mesmos foram realizados recentemente e os resultados devem ficar prontos entre segunda e terça-feira. Inclusive, para saber se há mais idosos infectados e também aqueles funcionários previamente afastados.

INTERNADOS

Os seis idosos internados, aliás, também aguardam os resultados destes exames doados pelo Rotary. “Estamos em oração por eles. Pedimos a Santa Paulínia, nossa padroeira. Muita fé que ela nos guie e nos ampare. Minha mãe mora lá, meu coração está apertado”, contou emocionado o presidente do Asilo.

SECRETARIA DE SAÚDE E PROMOTORIA

Após a morte confirmada ontem e a morte suspeita hoje, a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, representantes da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), da Vigilância Sanitária, além da promotora Ana Maria Buoso, da 5ª Promotoria de Direitos Humanos com abrangência na Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde Pública, realizaram visita ou reuniões com a entidade, em busca de informações e sobre os procedimentos adotados. E segundo Erinor, aprovaram todos os protocolos adotados até aqui.

O idoso de 87 anos, que faleceu ontem, estava hospitalizado desde o dia 21. Possuía comorbidades e estava na ala particular do Asilo.
A senhora, cuja idade ainda não foi revelada, também estava internada na Santa Casa de Misericórdia, era amputada, cadeirante e estava na ala assistencial.

ATUALIZAÇÃO DADOS DE BRAGANÇA

Nesta sexta-feira, 28, a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista confirmou mais 95 casos de COVID-19 no município nas últimas 24 horas. Com isto, a cidade totaliza 3.273 casos desde o início da pandemia. Destes, 1.880 pacientes estão recuperados.

Na sexta-feira passada, dia 21, havia 2.878 casos confirmados. Como hoje já são 3.273 casos, isto indica 395 casos confirmados em sete dias.

Além disso, o boletim indica que entre leitos de enfermaria, bem como de UTI, estão internados com confirmação de COVID-19, 12 pacientes. No dia anterior eram 9. Doze pacientes continuam aguardando internados os resultados de seus exames, mesmo número do dia anterior.

Também no boletim desta sexta-feira, a Prefeitura divulgou o registro e notificação ao Ministério da Saúde de mais 116 casos suspeitos. Com isto, as notificações subiram de 5290 no dia anterior, para 5.174. Além disso, o boletim indica o descarte de 88 casos para COVID-19, nas últimas 24 horas. Ao todo 316 pacientes esperam os resultados dos exames. No dia anterior eram 383.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) SUS, exclusivos para tratamento de COVID-19 subiu nas últimas 24 de 57,6% para 60,4%.

A taxa de ocupação de leitos de enfermaria aumentou de 66,7% para 96,7%, justamente por causa das internações dos pacientes do asilo.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *