Neste domingo, dia 15, comemoramos o Dia do Professor e como presente, separamos uma dica super especial do nosso parceiro Quero Bolsas,  que divulgou em seu portal, 10 possibilidades de cursos online gratuitos voltados para a área da Educação

A matéria é da Natália Plascak Jorge e vale a pena conferir as possibilidades!

1- Explorando os recursos educacionais da Khan Academy

O curso traz todos os recursos disponíveis da ferramenta gratuita Khan Academy para tutor e aluno.

Com ele, é possível aprender como usar o site em aulas e até mesmo aprimorar o aprendizado.

2- Aprenda a ensinar programação com o Programaê!

Uma oportunidade de o professor aprender a usar a ferramenta gratuita Programaê! e entender como funcionam todos os seus recursos. Além disso, é possível conhecer alguns planos de aula e entender a importância da programação para o desenvolvimento de algumas habilidades.

3- Fundamentos do Google para o ensino

Se você tem um perfil mais inovador, esse curso pode ajudar muito as suas aulas. Ele mostra como os professores podem usar os produtos Google para melhorar as atividades em sala de aula e planejar as questões mais administrativas.

4- Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação
Você já ficou interessado em entender mais sobre o ensino híbrido? Então, essa é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre esse assunto que envolve a tecnologia como aliada nas salas de aula. O curso traz maneiras de o professor aproveitar o tempo e levar para cada aluno conteúdos mais personalizados. Além disso, é possível conferir atividades práticas para o dia a dia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE



5 – Gestão para a Aprendizagem: módulo Gestão Estratégica
Com foco na rede pública, esse curso trata de uma nova visão da gestão escolar. O foco é o planejamento estratégico e aspectos como caracterização da comunidade escolar, avaliação de eficácia, análise SWOT e plano de ação.

Outras fontes de conhecimento

Se você está buscando alguma coisa mais específica, pode dar uma olhada nestas plataformas que trazem grandes oportunidades de aprendizagem.

6- e-Aulas da USP

É um serviço aberto a todos, ou seja, você não precisa fazer parte da comunidade USP para ter acesso aos vídeos e demais conteúdos oferecidos. Na área de Humanas, mais especificamente na lista de Pedagogia, há várias discussões que podem interessar os professores com algumas didáticas da sala de aula.

7- Unesp Aberta

Trata-se de um ambiente de aprendizagem online e gratuito para formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento. Os recursos pedagógicos digitais desenvolvidos para os cursos da universidade são disponibilizados gratuitamente. A iniciativa engloba cursos livres, sem assessoria pedagógica (tutoria), avaliação e certificação.

8- Coursera

A plataforma possui parceria com grandes universidades e instituições de ensino. Alguns cursos já podem ser conferidos com legendas em português, para facilitar o aprendizado. Dependendo do curso, você pode pagar uma taxa e obter um certificado.

9 – EdX
Na área de Educação, é possível encontrar uma grande variedade de cursos que podem dar aquela aprimorada no conteúdo e nas práticas adotadas em sala de aula. Você pode também turbinar o seu inglês, já que muitos conteúdos são oferecidos nesse idioma.

10 – Escolas Conectadas
A Fundação Telefônica em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) oferece cursos para professores que abordam os mais variados assuntos. Alguns apresentam a possibilidade de início imediato. Outros possuem um período de inscrições determinado, por isso fique de olho!

Gostou das dicas? Pronto para aproveitar o Dia do Professor com ainda mais aprendizado e conhecimento?

 

Sobre o autor
Natália Plascak Jorge
Jornalista de formação e de coração. Acredita que a educação é a melhor forma de transformar a vida de uma pessoa.
O que você achou deste artigo?