A Prefeitura de Atibaia decretou luto oficial de 3 dias, devido a morte do cabo PM Nilson Mikio Furuta Júnior, de 30 anos. Ele foi assassinado por criminosos fortemente armados, durante confronto na madrugada desta quarta-feira, 19.

De acordo com a Prefeitura de Atibaia as bandeiras no Fórum Cidadania estão hasteadas a meio mastro. O hasteamento é feito desta foram em respeito e homenagem à vítima que morreu a serviço da população.

Conforme informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Atibaia, um dos veículos usados pelos criminosos era roubado. A passagem dele gerou um alarme nas câmeras de monitoramento que compõem a muralha digital da cidade.

Com a movimentação suspeita a Polícia Militar foi acionada. Nesse momento, viaturas foram encaminhadas para o cerco ao veículo roubado. O que os policiais não sabiam era que tratava-se de criminosos fortemente armados que na verdade participavam naquele momento do  roubo a bancos.

O roubo às agências bancárias

Caixas de duas agências bancárias foram explodidos.As agências foram danificadas e os ladrões levaram o dinheiro. Uma terceira foi atingida por estilhaços das explosões e tiros.  A quantia roubada, no entanto, não foi divulgada.

De acordo com a Secretaria de Segurança de Atibaia, durante mais de 30 minutos houve intensa troca de tiros. Além do cabo Nielson outros quatro militares ficaram feridos.

Em nota, o prefeito de Atibaia Saulo Pedroso, lamentou o ocorrido. “Apesar de todo o investimento realizado na Segurança Pública do município e o empenho realizado com a criação do GGI – Gabinete de Gestão Integrada, lamentamos a perda de um agente para a criminalidade. A cada dia a criminalidade renova-se e encontra novas formas de agir. Mas uma coisa é certa: Não vamos desistir! Seguiremos investindo pesado na Segurança Pública do nosso município no que for de nossa atribuição. Cobraremos das esferas Estadual e Federal mais recursos para nossas forças policiais”, afirmou.

Os criminosos estavam em veículos equipados com fuzis, munição de grosso calibre, mira para tiros a distância. Além disso também tinha fardamento camuflado, colete e capacete balísticos

.

As forças de segurança de toda a região reforçaram o policiamento. Dinamites foram apreendidas e conforme o apurado preliminarmente pelo Jornal Bragança Em Pauta, pelo menos três pessoas foram presas.

A Secretaria de Segurança Pública de Atibaia informou que até o momento não foram oficialmente divulgados o número de prisões efetuadas para não atrapalhar as investigações.

O velório do cabo PM Nilson Mikio Furuta Júnior está sendo realizado na Câmara Municipal de Atibaia.  O sepultamento está marcado para quinta-feira, 20, às 10h, no Cemitério São João Batista.

Deixe uma resposta