Vacinação contra sarampo vai até 31 de agosto em todas as unidades com sala de vacina, em Bragança Paulista. Confira aqui quem deve se vacinar.

O Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 14, que está vacinando contra sarampo bebês com idade entre 6 meses a menores de 12 meses que residem, bem como têm viagens programadas para 50 cidades do Estado com casos confirmados da doença. Na região estão na lista de vacinação contra sarampo para bebês, as cidades de Atibaia e Piracaia.

Até o início da semana a vacinação vinha ocorrendo em 39  municípios do Estado, incluindo Atibaia. Piracaia só entrou na lista agora. Em ambas as cidades há um caso confirmado da doença.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. No caso dos bebês que vão viajar para esses locais, a vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes.

A aplicação da chamada “dose D” visa proteger as crianças. Vale lembrar que ela não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança.

Isto significa que os pais ou responsáveis deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses. Além disso, deverão levar as crianças também aos 15 meses. Neste caso, as crianças receberão a aplicação do reforço com a tetraviral, que aliás, protege também contra varicela.

Vale lembrar que após a aplicação da “dose D”, é preciso aguardar pelo menos 30 dias para aplicação da tríplice aos 12 meses, como prevê o calendário.

A relação de cidades com a recomendação está sendo atualizada semanalmente, com base na situação epidemiológica.

De acordo com o Governo do Estado, os casos de sarampo entre crianças menores de 6 meses de idade representam 13,9% dos 1.319 casos confirmados no Estado, até o momento.

Do total, 75,5% estão concentrados na capital, com 997 casos.

Onde vacinar em Atibaia?

As unidades de saúde de Atibaia para aplicação da “dose D” nos bebês são: Centro, Alvinópolis, Flamenguinho, UBS Caetetuba, USF Caetetuba, USF São José, Cerejeiras, Imperial, Maracanã, Tanque, Portão, Itapetinga, Rio Abaixo e Cachoeira. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, sempre das das 7h30 às 16h.

O paciente com sarampo em Atibaia é um homem, de 24 anos. De acordo com a Prefeitura de Atibaia, ele está fora de risco.

Para saber mais dicas e notícias da área de saúde acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/saude/

 

Deixe uma resposta