O município de Atibaia irá participar a partir de segunda-feira, dia  27, até o dia 1º de dezembro da campanha “Fique Sabendo”, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado justamente em 1º de dezembro.

A campanha visa intensificar o diagnóstico de infecções por HIV, Hepatites B e C e Sífilis – transmitidas por sexo sem proteção ou por contato com seringas, agulhas e outros instrumentos cortantes – além de promover conscientização junto ao público com divulgação de informações sobre métodos preventivos.

Atibaia realizará a campanha, com testes gratuitos em todas as unidades de saúde.

Amanhã, dia 25 de novembro, de forma antecipada à campanha, as ações serão desenvolvidas nas seis maiores unidades da rede de saúde de Atibaia: UBS Portão, USF Imperial, UBS Caetetuba, UBS Alvinópolis, UBS Centro e UBS Tanque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Na mesma data serão realizadas diversas atividades para promoção da saúde, como: vacinação contra HPV; vacinação contra Febre Amarela; ações de saúde do homem em alusão ao Novembro Azul, como coleta de PSA para homens com mais de 50 anos; verificação de pressão arterial e diabetes (o mês de novembro também é o mês do Diabetes); entre outras.

Durante a semana, todas as unidades da rede de saúde de Atibaia participarão da campanha. Os testes serão ofertados durante todo o período de atendimento das unidades, sem necessidade de agendamento para a realização.

A Secretaria de Saúde de Atibaia solicita ao usuário que comparecer a uma unidade de saúde do município a apresentação de um documento com foto. Antes da testagem, o usuário recebe aconselhamento prévio e abordagem consentida.

O resultado do teste é individual e sai em alguns minutos.

Caso seja positivo (para Aids, Hepatite, Sífilis, entre outras transmitidas por sexo), o usuário recebe aconselhamento e é orientado a passar em consulta médica no ambulatório de infectologia, para fazer novos exames, acompanhamento e tratamento adequado, se indicado.

 

Deixe uma resposta