Atibaia realiza estudo sobre COVID-19. Equipes de saúde visitarão casas e irão testar e entrevistar um morador da residência.

De hoje,  21, até o dia 29 Atibaia irá realizar uma nova etapa do Inquérito Soroepidemiológico de Base Populacional.

A ideia da Secretaria de Saúde de Atibaia é realizar visitas em domicílios, fazer entrevistas e coletar amostras de sangue de um morador de cada residência, para pesquisa de anticorpos contra o vírus causador da COVID-19.

Esta é a segunda etapa da pesquisa. A primeira etapa acontece entre 21 de setembro e 4 de outubro.

VEJA TAMBÉM

Ex-técnico do Bragantino, Marcelo Veiga está internado na UTI, com COVID-19
Mais cinco radares começam operar dia 25 em Bragança Paulista
Fatec abre dia 25 inscrições para o vestibular

Participam da ação, 13 equipes de profissionais de saúde da Prefeitura, formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, administrativos e motoristas.

Em cada residência é sorteado um morador, com 18 anos ou mais, para ser entrevistado e ter a amostra sanguínea coletada.

O questionário contem perguntas sobre o estado de saúde nos meses anteriores do entrevistado e de seus familiares, informações sobre a quarentena e perdas econômicas devido à pandemia.

Na primeira etapa, segundo a Prefeitura de Atibaia, muitos domicílios estavam fechados, houve significativo número de recusas.

Ao todo, na primeira etapa foram entrevistados e fizeram exame 641 moradores de Atibaia. Desses, 15 (2,3%) tiveram resultado positivo. Em dois entrevistados o resultado foi inconclusivo (0,3%) e nos demais, 624, o exame foi negativo (97,3%).

A prevalência encontrada nesse grupo populacional examinado foi de 2,3%, considerada baixa, podendo indicar que a proporção de pessoas susceptíveis à infecção pelo vírus causador da Covid-19, o SARS-CoV-2, ainda é grande.

Diante disto, a Prefeitura de Atibaia ressalta que é necessário que as pessoas continuem utilizando máscaras, higienizando as mãos e mantendo distanciamento social.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta