Atibaia retoma aulas com 25% da capacidade na rede municipal

Atibaia, assim como Bragança Paulista e todas as cidades da região, voltou para a fase laranja do Plano São Paulo e com isto novas medidas serão adotadas no município a partir de segunda-feira, 25.  A ideia, segundo o prefeito Emil Ono é evitar não só o aumento de casos de coronavírus, mas um colapso no sistema de saúde.

Uma das medidas anunciadas se refere ao retorno das aulas na rede municipal. Em Atibaia o retorno está mantido para o dia 1º de fevereiro. Vale lembrar, no entanto, que, na rede municipal, a primeira semana será de acolhimento aos alunos e responsáveis.

Apesar do Governo do Estado ter liberado na Fase Laranja que as escolas operem com até 35% da capacidade, a Secretaria Municipal de Educação determinou atendimento com capacidades de apenas 25% dos alunos da rede, de segunda a quinta.

As sextas-feiras não haverá aula. As datas, serão destinadas ao planejamento pedagógico.

Antes de retomar as atividades, a Prefeitura de Atibaia informou que irá aplicar testes em professores, servidores municipais, estagiários e profissionais das creches comunitárias

Outras medidas adotadas

A partir de segunda, todas atividades não essenciais deverão encerrar o atendimento às 20h, em dias úteis., ou seja de segunda à sexta-feira,

Após às 20h, bares, restaurantes, lanchonetes, cafés, lojas de conveniência e similares poderão funcionar apenas por sistema delivery, ou seja, com entrega a domicílio.

Uma das medidas adotada por Atibaia, foi o cancelamento da Feira Noturna, que acontece às quartas-feiras, no Centro de Convenções e Eventos. Pelo menos atpe o dia 8 de fevereiro, a feira não será realizada já que o município está na fase laranja.

O funcionamento, de segunda à sexta, depois das 20h, só é permitido apenas para os setores essenciais, como farmácias, mercados, padarias, clínicas médicas, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.

Apesar do Plano São Paulo recomendar uma capacidade máxima de atendimento do comércio e das academias de 40%, em Atibaia, decreto do prefeito Emil Ono prevê que os setores continuem operando com  50% da capacidade.

Nos finais de semana dos dias 30 e 31 de janeiro e 06 e 07 de fevereiro, em que a cidade estará na fase vermelha, segundo o Plano São Paulo, poderão funcionar somente os serviços essenciais. Nestas datas, as feiras livres estão autorizadas a comercializar apenas produtos in natura, ou seja, frutas, legumes e hortaliças. Qualquer outra atividade estará suspensa.

Além disso, a Prefeitura ressalta que a partir do dia 30 de janeiro não será permitida a visitação ao Parque Estadual do Itapetinga, onde está localizada a Pedra Grande.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta