A Prefeitura da Estância de Atibaia implantou, em novembro, o Programa Atibaia Sem Papel e desde então, mais de 48 mil documentos já foram gerados.

A novidade oferece aos funcionários e à população uma plataforma para Protocolo Digital de Documentos, com economia aos cofres públicos. Além disso, a medida garante a preservação do meio ambiente com redução do uso do papel, além de mais agilidade, eficiência e transparência nos processos.

De acordo com a Prefeitura de Atibaia, desde o lançamento do sistema, com a publicação do Decreto nº 8.997/19  até a manhã desta sexta-feira,  27,  já haviam sido gerados 48.748 documentos oficiais, economizando cerca de 273.876 impressões.

O sistema foi desenvolvido pela 1Doc, maior Govtech do Brasil, com mais de 11 milhões de usuários, presente em 14 estados e mais de 150 municípios.

Trata-se de uma ferramenta básica e intuitiva para envio e recebimento oficial de documentos no setor público, capaz de representar vários processos físicos em uma única plataforma digital, por meio de uma interface simples, otimizada e oficial.

Economia

Com os trâmites em meio digital, a estimativa da Prefeitura é de uma economia do custo direto para o município de R$ 14 mil por mês e indireto de R$ 103 mil.

Na Plataforma 1Doc, a demanda chega pelo site da Prefeitura ou é lançada internamente via documento (memorando, circular, ofício, etc). A partir disso, tudo é organicamente resolvido entre os setores envolvidos e não é necessário imprimir documentos para garantir o caráter oficial de uma comunicação.

Após o envio pelo remetente, o setor destinatário recebe o documento imediatamente e, a cada resposta ao encaminhamento, é criado um novo despacho. Também é possível anexar arquivos e acompanhar quem já leu, garantindo total transparência ao processo interno.

Ao solucionar determinada solicitação, também é possível marcá-la como resolvida, dando ciência a todos os envolvidos. Os dados permanecem protegidos e não podem ser alterados, com uma sequência única de numeração para toda a Administração Municipal. Além disso, todos os trâmites também podem ser acompanhados e realizados pelo celular.

Segundo a Prefeitura de Atibaia, atualmente, o sistema digital conta com 600 setores listados e 968 usuários cadastrados. Além disso, há mais de 300 serviços disponíveis, garantindo mais sustentabilidade, economia e agilidade em Atibaia.

O serviço de atendimento à população continua sendo disponibilizado normalmente em toda a Administração Municipal. No entanto, os munícipes que procuram a Prefeitura estão sendo orientados a utilizar os serviços disponíveis na nova ferramenta digital, evitando filas e garantindo mais comodidade e menos burocracia. Para acessar o sistema digital o usuário deverá realizar um cadastro no link https://atibaia.1doc.com.br/atendimento .

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