Atibaia tem 24 casos de sarampo e Bragança Paulista 9

Atibaia tem 24 casos de sarampo e Bragança Paulista 9

Por causa do surto de sarampo que o país vive o Ministério da Saúde anunciou que fará uma Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A campanha, aliás, será realizadas em duas etapas e terá foco nas crianças de seis meses a menores de 5 anos, bem como nos adultos de 20 a 29 anos. Na região, a cidade deAtibaia tem 24 casos confirmados da doença. Além disso, Bragança Paulista tem 9 casos.

O país vive um surto de casos desde maio e soma mais de 5 mil casos confirmados. Cerca de 97% deles, aliás, ocorreram no Estado de São Paulo.

A campanha

De acordo com o divulgado pelo Governo Federal a primeira etapa da campanha  acontece de 7 a 25 de outubro, em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina. Ela e voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. O dia ‘D’ de mobilização será realizado no dia 19 de outubro.

A segunda etapa, acontecerá de 18 a 30 de novembro. Ela é destinada para adultos de 20 a 29 anos de idade. O dia ‘D’ de mobilização, neste caso, será feito em 30 de novembro. A vacinação é seletiva, ou seja, vacinação mediante avaliação da necessidade conforme dados da carteirinha.

Casos em Bragança

Até sexta-feira, 27, havia em Bragança Paulista 63 notificações de casos de sarampo. Destes, 9 casos foram confirmados, 3 descartados. Além disso, 51 permanecem em investigação.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina já pertence ao calendário de rotina e está disponível em todas as unidades com sala de vacina

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra, ou respira próximo de outra pessoa. A única maneira de evitar o sarampo é através da vacina.

Casos em Atibaia

Em Atibaia, também até sexta-feira, 27, foram registradas 107 notificações. Ao todo 24 casos foram confirmados, 1 classificado como reação pós-vacinação, 15 descartados e 40 estão em investigação.

Do total de 24 casos, 15 atingiram pessoas do sexo masculino, com idades entre 1 e 43 anos. Entre os 9 casos do sexo feminino, estão uma bebê de 7 meses, uma de 11 meses, outra de 1 ano, 2 crianças e 4 mulheres já adultas.

A orientação é que quem ainda não tomou a vacina ou tem dúvidas sobre a imunização deve procurar um posto de saúde para receber a dose.

Para ficar sempre por dentro de notícias relacionadas à Saúde acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/saude/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *