Prefeito e presidente claro que têm o direito de nomear e demitir seus funcionários. Aliás, qualquer patrão tem. Mas algumas demissões, no mínimo, cheiram mal, pois parecem perseguição pura.
A semana foi marcada por várias delas. A começar pelos jornalistas da ESPN, como por exemplo, Juca Kfouri, que recentemente entrevistou o ex-presidente Lula na cadeia.
Além disso, o presidente Jair Bolsonoro demitiu o delegado Ricardo Saadi e isto não caiu bem na Polícia Federal e nem soou bem para quem tanto cobra combate a corrupção e nova política.
Bragança Paulista entrou na onda destas demissões “inexplicáveis”. Tânia Clemente do programa de DST-HIV, depois de 28 anos de trabalho exemplar, foi exonerada na sexta-feira, 16. A notícia caiu como uma bomba nos bastidores da política, na saúde e em toda a cidade.
A sensação que todas estas demissões nos deixam é que não é permitido mais ter opinião e executar um bom trabalho.
PROMESSAS DE CAMPANHA
Às vésperas de ano eleitoral é normal que os candidatos façam promessas por aí…
Antigamente se prometia no programa eleitoral e em comícios e depois quase ninguém lembrava mais.
Agora a internet, está aí para nos ajudar a relembrar e cobrar.
3 MIL MORADIAS
O prefeito Jesus Chedid, por exemplo, em 2016, prometeu 3 mil novas casas populares. “Nós vamos construir sim, com ajuda do Edmir”, disse empolgado em cima do palanque político.
Dá uma olhadinha no vídeo:
Já se passaram quase 3 anos de mandato e nada. Inclusive nada foi feito de infraestrutura no entorno das moradias entregues pelos adversários.
SERÁ QUE AINDA DÁ TEMPO?
Bem, queríamos perguntar isto ao prefeito e também saber mais sobre o programa de habitação desta administração, mas o secretário de Habitação, não aceitou ou não foi autorizado a gravar com a gente.
Além disso, continuamos esperando o prefeito agendar o dia que irá no nosso programa Em Pauta Entrevista. Falar que vai, ao vivo, ele falou, mas será que tem alguém que não está deixando ele confirmar a presença?
SENTAMOS PARA NÃO CANSAR
Também continuamos esperando uma resposta da Divisão de Imprensa da Prefeitura sobre um acidente envolvendo uma máquina da Secretaria de Serviços e um funcionário, durante obra no Jardim da Fraternidade.
Aliás, enviamos o questionamento também pelo E-SIC, sistema de transparência. E nada.
Sentamos, para esperar e não cansar.
O PODER PÚBLICO E A IMPRENSA
Com os episódios de vazamentos de conversas entre juízes e promotores a nível federal, muito se tem falado no relacionamento entre políticos e imprensa.
Você já se perguntou até onde os políticos influenciam as manchetes locais?
Pois bem, esta semana, em um grupo de WhatsApp um secretário municipal chegou a questionar se dava tempo de alterar um jornal local.
COMO É QUE É?
É isto mesmo. Um secretário questionou se ainda dava tempo de mudar o jornal. É isto que entendemos? O secretário estava querendo interferir na linha editorial do jornal?
Coincidência ou não, minutos antes, inclusive, uma manchete que falava de uma recomendação contrária do TCE à subvenção do Carnaval já tinha sido suprimida do tal jornal.
Rapidamente o secretário percebeu que ali não era lugar para aquilo e apagou a mensagem.
Bem, nós vimos o que ele escreveu. E Deus também. Estamos de olho….
E O PT?
Embora o último programa Em Pauta Entrevista tivesse como tema Habitação, coincidentemente, dois dos entrevistados são figuras públicas do Partido dos Trabalhadores (PT).
Também perguntamos a eles sobre as atividades partidárias.
Segundo Bruno Leme, presidente da ACOHAB que foi candidato à prefeito pelo partido em Bragança na última eleição ele é sim pré-candidato em 2020. Só não revelou ainda se a prefeito ou vereador.
Já Márcio Barros, que chegou a ser candidato a vereador em 2016, mas depois retirou a candidatura disse que neste momento, está focado na família.
FALANDO EM PT…
Nesta semana o ex-prefeito Fernão Dias esteve com o candidato derrotado à presidência, Fernando Haddad, durante o lançamento de um livro na capital.
Será que o partido terá candidatura em Bragança?
TURISMO DO MORANGO E DA LINGUIÇA
A vizinha cidade de Atibaia lançou nesta semana uma campanha para fomentar o turismo na cidade. Materiais impressos informativos, um novo guia e até um vídeo institucional foram lançados. Além disto, o município encontra-se em plena divulgação gratuita na mídia, devido ao samba enredo da escola de samba Tatuapé .
Enquanto isto, em Bragança, temos uma competente turismóloga como secretária de Cultura e Turismo, mas ao que parece, não deve ser devidamente ouvida, infelizmente.
Passados mais de dois anos e meio de governo não se viu nenhuma ação concreta para esta área e se quer um chefe de Divisão para esta área foi nomeado. É preciso fazer mais, a linguiça sozinha não atrai turista e não gera renda.
CAFÉ QUENTE
O nosso café quente da semana é duplo e vai acompanhado de muita torcida para Lima, no Peru. O café vai para os atletas Daniel Dias e Andrey Garbe, que embarcam na terça-feira, 20, para o Parapan-Americano. Boa sorte aos nadadores!
CAFÉ FRIO
O nosso café frio, sem açúcar e daqueles que ninguém gosta de tomar, vai para a Secretaria Municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira. Ela demitiu na sexta-feira, 16, Tânia Clemente, da coordenação do programa de DST-HIV de Bragança Paulista.
Tânia é referência quando o assunto é DST e AIDS, executava o trabalho em Bragança Paulista com maestria há 28 anos. A demissão, aliás, foi feita sem qualquer justificativa revoltando todo mundo ! Se tem algo na saúde pública em Bragança Paulista, que entrava governo e saia governo sempre funcionou era o programa coordenado por Tânia Clemente.
Quem perde não é a servidora. É Bragança Paulista. Lamentável.
Até semana que vem….!!