Bastidores Em Pauta implora: salvem nossos idosos!

Neste domingo teve início a corrida eleitoral em todo país. Em Bragança Paulista são quatro candidatos querendo ocupar a cadeira de prefeito no Palácio Santo Agostinho e mais de 400 em busca das 19 vagas da Câmara Municipal.

PREFEITOS

Dos 4 candidatos à prefeito, nenhum deles fez nenhum grande evento neste primeiro dia de campanha autorizada. Nas redes sociais, a movimentação deles ainda é tímida.

João Afonso Sólis (Jango) atualizou a imagem de perfil e de capa de sua página em uma foto ao lado de Gustavo Sartori, na mesma proporção. Esta divisão entre a exposição de prefeito e vice já havia sido uma tática de Sartori em 2016, ao lado de Renato Frangini.

Os candidatos do Democratas, Jesus Chedid e Amauri Sodré não realizaram nenhuma publicação de campanha ainda.

O PSOL, também não colocou sua campanha majoritária na rua.

E Basilio Zecchini, só trocou sua foto de perfil para a foto oficial da campanha, sem menção ao seu número até o momento.

VEREADORES

Se os prefeitos estão na fase de planejamento estratégico, os candidatos a vereadores estão a todo vapor, com suas campanhas digitais. Tem de tudo um pouco, de ótimos conteúdos e publicidades que dá até medo de olhar. Mas como diz o ditado, tem gosto pra tudo. Em breve, traremos alguns slogans para vocês.

EM PAUTA ENTREVISTA

Falando em candidatos, ou melhor, ainda pré-candidato. Basilio Zecchini, do PSD, esteve no Em Pauta Entrevista da última sexta-feira, ainda na condição de pré-candidato já que a campanha não havia começado.

Ele foi o último pré-candidato da série de entrevistas sobre as Eleições 2020. Dos 4 atuais candidatos, o único que não compareceu foi Jesus Chedid, do Democratas.

Se você ainda não assistiu o programa, confira o posicionamento do então pré-candidato sobre vários temas, como Bolsonarismo; política local; saúde; mobilidade urbana; segurança; habitação; meio ambiente; gestão administrativa; educação; cultura e turismo:
https://www.facebook.com/274256392703631/videos/1211218572568052

PODEMOS IR EMBORA?

O Partido Podemos, anunciou o apoio a candidatura de Basilio na data limite das convenções municipais. Após isto, houve um movimento liderado pelo candidato a vice de Jango, Gustavo Sartori, para tentar que a coligação fosse desfeita e o partido apoiasse Jango.

Um jantar chegou a ser realizado entre Gustavo e figuras do Podemos, mas o plano não deu certo. No registro da candidatura na Justiça Eleitoral o Podemos está mesmo com o PSD e durante o Em Pauta Entrevista, João Carlos Carvalho (que retirou sua pré-candidatura) manifestou o seu apoio.

SAULO E EDMIR

Falando em coligações partidárias, o Democratas de Edmir Chedid e Jesus Chedid consta na Justiça Eleitoral como sendo um dos partidos que apoia a coligação de Emil Ono, candidato à sucessão de Saulo Pedroso em Atibaia, do PSD.

A informação está no sistema de divulgação de candidaturas do TSE.

Na semana passada, Edmir Chedid havia informado em entrevista à Rádio Atibaia, ligada ao seu grupo político, que o DEM estadual havia destituído o diretório de Atibaia e o partido apoiaria o candidato tucano Rodrigo Parras.

Ou seja, até o momento o DEM de Edmir Chedid e o PSD de Saulo estão coligados em Atibaia. Em Bragança, o PSD de Basilio se posiciona contra o Governo Chedid.

CONTRATAÇÕES EM PERÍODO ELEITORAL

De acordo com o artigo 73 da Lei nº 9.504/1997 ou seja Lei das Eleições, três meses antes do pleito não é possível nomear, contratar ou admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional de servidor público municipal. Também fica proibido remover, transferir ou exonerar esses servidores do município, até a posse dos eleitos.

A eleição acontece dia 15 de novembro. O prazo para contratações, portanto, em tese, terminou em 14 de agosto.

O Bastidores Em Pauta, no entanto, notou que em setembro a Prefeitura de Bragança Paulista fez algumas contratações.

Chama atenção, por exemplo, que no Imprensa Oficial do dia 14 de agosto, José Carlos Furlan, que foi secretário no governo Jango, ocupou cargo comissionado na administração Fernão Dias com polpudo salário e era comissionado também de Jesus Chedid, foi exonerado.

Ele é candidato a vereador pelo MDB, partido que apoia do grupo Chedid. E no dia 14 de setembro, Caiane Duarte Furlan, que trabalhou na campanha de Fernão Dias, foi contratada para prestar serviços na Secretaria de Cultura e Turismo do governo Jesus. Afinal, a lei permite ou não contratações neste período?

INAUGURAÇÃO DE OBRA INACABADA

Prefeitura de Bragança Paulista inaugura obra inacabada

Também no período eleitoral, é vedada a presença de candidatos em inaugurações de obras públicas.

Sem a presença de Jesus e Amauri, que são candidatos à reeleição, mas com Edmir Chedid comandando os trabalhos, a Prefeitura de Bragança inaugurou a revitalização do lago do Jardim São Miguel.

A parte da obra que está pronta ficou bonita, era necessária, o local estava abandonado há anos e a população aprovou.

O que não deu pra entender é o motivo da pressa em inaugurar algo, que ainda não está 100% concluído. Porque a pressa?

O projeto contempla benfeitorias em uma área muito mais ampla e esta ainda não está concluída, conforme constatou a equipe do Em Pauta.

Semana que vem, tem mais Bastidores Em Pauta

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta