Bragança coleta de óleo

Bragança Paulista está participando da campanha de coleta e reutilização de óleo de cozinha. A campanha é promovida pela ABIOVE Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.

A campanha, aliás, acontece em todo o Estado de São Paulo e conta com mais de 1400 pontos. A coleta conta, por exemplo, com parcerias das empresas de alimentos ADM, Bunge, Cargill, Imcopa e Louis Dreyfus, bem como com o Sindicato da Indústria de Óleos Vegetais (Sindoleo).

Em Bragança Paulista a coleta de óleo usado pode ser feito na sede da SABESP, na Avenida Dr. Fernando Costa, 730, na Vila Municipal.

Para saber mais sobre a campanha os interessados podem entrar no site www.oleosustentavel.org.br.

Nele é possível encontrar, por exemplo, informações de caráter educativo sobre o armazenamento e o descarte correto do óleo usado, bem como o passo a passo para a coleta.

No site também existe dicas e esclarecimentos sobre os benefícios da reciclagem do óleo para o meio ambiente e para o bem-estar da população.

Mas afinal, como fazer a coleta do óleo usado? Em um vídeo disponível no site,  a dona de casa Regina ensina como fazer a coleta do óleo usado. Confira:

Passo a passo do descarte e entrega do óleo de cozinha após o uso:
  • Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos
  • Passe o óleo usado em uma peneira e funil, para tirar resíduos de alimentos
  • Armazene o óleo em garrafa pet
  • Feche a garrafa para evitar odores e insetos
  • Limpe a panela com um guardanapo de papel e descarte-o no lixo orgânico
  • Leve a garrafa pet ao ponto de entrega

O óleo coletado é levado para cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem, e é destinado para a produção de biodiesel e como  insumo para outras aplicações, incluindo a fabricação de tintas e sabão ecológico. O meio ambiente certamente agradece.

Serviço Coleta de óleo em Bragança
Local: SABESP
na Avenida Dr. Fernando Costa, 730, na Vila Municipal.

Deixe uma resposta