Pela primeira vez Bragança Paulista participará do Big Day Brasil, ou seja, uma data em que, no Brasil todo, observadores de aves profissionais e amadores, sairão a campo, o dia todo, incluindo à noite, para olhar, identificar, contar e anotar no site ebird o nome, o lugar e o número de  aves avistadas.

O evento acontecerá no sábado, dia 22 de outubro, das 7h30 às 10h00 no Lago do Taboão.  

A iniciativa é do Save Brasil, entidade voltada à preservação das aves e serve para alimentar o banco de dados que especialistas, ornitólogos, biólogos e conservacionistas, usam para fazer seus estudos sobre a avifauna do planeta.
Em Bragança, o evento é promovido pela Associação Bragança Mais e o Coletivo Socioambiental que realizam na data então a 5ª Passarinhada no Lago do Taboão.
A contagem das aves e das espécies observadas pelos participantes será lançada no ebird nesse mesmo dia.
Segundo informações do Coletivo Sócio Ambiental,  em Bragança já foram observadas mais de 250 espécies diferentes de aves e  pelo menos 50 delas podem ser avistadas no espaço urbano. 
Por isso, quem mais pode  fornecer informações sobre a população de aves urbanas são os observadores amadores. Quem nunca viu um joão-de-barro na pracinha ou  ouviu o bem-te-vi ou o sabiá laranjeira?
Se prestar atenção, é bem provável que  você encontre pelo menos 20 tipos diferentes de aves, entre pombas, bem-te-vis, beija-flores, pardais, andorinhas, corujas, e muitas outras, no quintal de sua casa. Experimente.
 
Serviço:
V  Vem Passarinhar Bragança Paulista.
Lago do Taboão. Ponto de encontro na Arena do Lago.
Horário: 7h30 às 10h.
Obs:  Logo após o evento, haverá um café compartilhado. Leve um doce, um salgado, ou bebida.
“Movimento de Observação de aves urbanas”