Bragança 13 casos de dengue e Atibaia 9
Assim que se começou a falar do coronavírus no Brasil, o Ministro da Saúde, Luiz Mandetta, chegou a dar declarações que a dengue era pior que a COVID-19. Em Bragança Paulista, até a última terça-feira, 3, foram confirmados 13 casos de dengue no município. Em Atibaia, 9 casos foram registrados nos primeiros dois meses do ano.
Independente do número de casos de uma doença ou outra, no entanto, fato é que tanto o coronavírus como a dengue, merecem atenção. E não é só as autoridades que tem que fazer a parte delas. A  população também deve ter atitudes de higiene e limpeza, que devem ser diárias.
Se para você ficar longe da COVID-19 precisa, entre outras medidas, higienizar muito bem as mãos, para evitar a dengue, é essencial que você cuide do seu quintal, não acumulando objetos como pneus e garrafas que podem juntar água parada.
Dengue em Bragança Paulista
 Dos 13 casos de dengue registrados em Bragança Paulista, 9 são autóctones, ou seja, a doença foi contraída no município mesmo e 4 são importados. Além disso, pelo menos outros 17 casos permanecem em investigação.

Segundo dados da Secretaria de Saúde foram confirmados casos de dengue nos bairros: Agudo dos Frias, Menin, Parque Brasil, Portal São Marcelo, Jardim Águas Claras, Jardim do Cedro, Jardim do Lago e Jardim Morumbi.

Medidas:

Vale lembrar, aliás, que quando um caso suspeito é notificado a Secretaria de Saúde realiza ações de bloqueio, controle de criadouros e busca ativa de casos suspeitos nas proximidades.

Em 2017 foram registrados e Bragança Paulista 4 casos de dengue, sendo  2 autóctones, 1 importado e 1 indeterminado. Já em 2018 foram 15 casos no total, sendo 8 casos autóctones, 5 importados e 2 indeterminados. Ano passado, o número saltou para 51 casos, sendo  33 autóctones, 17 importados e 1 indeterminado.
Arrastão da dengue

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue uma das ações da Prefeitura de Bragança é o Arrastão da Limpeza. Neste sábado, 7, a ação acontece das 7h30 às 17h e atenderá os bairros Henedina Cortez, Águas Claras, Vem Viver, Torozinho, Jardim Paturi, Maranata, Marina e Toró.

Os moradores devem colocar os lixos na calçada, em frente às suas casas, nesta sexta, 6, a noite, para que sejam recolhidos pela manhã.

Os materiais inservíveis deixados para retirada após os caminhões já terem passado pelo local não serão recolhidos.

Dengue em Atibaia
Em Atibaia, a Secretaria Municipal de Saúde também segue orientando a população em ações de combate ao mosquito da Dengue

No município até o dia 28 de fevereiro havia 9 casos confirmados de dengue. Além disso, outros 9 casos foram descartados e 27 estão sob investigação.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Atibaia informa que visita cerca de 150 residências e estabelecimentos por dia e pede apoio da população para combater os focos de mosquitos transmissores não deixando água parada.

Sarampo

Já com relação ao Sarampo, até fevereiro, Atibaia registrava apenas um caso confirmado. Um homem de 27 anos ficou doente, já que não era vacinado.

Em Bragança Paulista, este ano ainda não foi registrado nenhum caso de sarampo nos dois primeiros meses do ano. Em 2019,  29 casos foram confirmados de sarampo, sendo 23 autóctones e 6 importados.

Tanto em Bragança Paulista como em Atibaia todas as unidades de saúde com sala de vacina estão disponibilizado a vacina conforme recomendação do Ministério da Saúde.

 

Deixe uma resposta