Desde a última sexta-feira, 27, Bragança Paulista conta com uma nova secretária do Meio Ambiente. Trata-se de Nádia Zacharczuc. Ela foi nomeada conforme a portaria nº 9.985, publicada na edição nº 958 da Imprensa Oficial.

Nádia é formada em Geografia, com ênfase em Gestão Territorial e Ambiental, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas, e especialista em Engenharia Ambiental, pela Unicamp.

Entre os anos de 2011, 2014 e 2015 desenvolveu projetos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); entre 2014 e 2017, atuou na elaboração de diagnóstico ambiental dos municípios de Tiradentes, Serro, Diamantina, Congonhas, São João del Rei e Mariana; além de consultoria de geoprocessamento para a elaboração de Mapas dos Planos Diretores dos municípios de Jambeiro, Paraibuna, Igaratá, Bananal e Areias.

Ela já era funcionária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, desde 2019 e atuava como chefe da Divisão de Desenvolvimento Ambiental (DDA).

Nádia entra no lugar do secretário de Planejamento Marcelo Alexandre Soares da Silva, que estava respondendo temporariamente pelo cargo desde a saída de Alexandro de Souza Morais no início de setembro.

Esta não é a primeira mudança de secretário de Meio Ambiente nesta gestão de Jesus Chedid.

Alex assumiu o cargo de secretário de Meio Ambiente em fevereiro de 2018. Ele, aliás, já tinha exercido o cargo de chefia Divisão de Fiscalização Ambiental na administração do ex-prefeito João Afonso Sólis (Jango),  quando a pasta tinha como secretário Joaquim Gilberto de Oliveira.

Na época ele foi nomeado no lugar de Fábio José Machado que em um carta publicada nas redes sociais disse que como biólogo, não podia “conceber a ideia de que o meio ambiente seja colocado, quase sempre, em segundo plano.”

As mudanças na pasta do Meio Ambiente só não são maiores que as da Secretaria de Mobilidade Urbana. Por lá passaram pelo menos cinco secretários: Rogério Crantschaninov, Manoel Botelho, Aniz Abib Júnior,  Marcelo Alexandre Soares da Silva e Rogério Alves dos Santos. 

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta