Bragança tem 7 pessoas em UTI e 6 hospitalizadas com suspeita de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista, Marina de Fátima Oliveira realizou na manhã desta terça-feira, 24, um novo pronunciamento sobre o novo coronavírus e ações para tentar combater a proliferação no município.

De acordo com o novo balanço, subiu para 33 o número de notificações. Destes casos 5 foram já descartados. Outros 28 continuam em investigação. Até segunda-feira, 23, haviam 25 casos em investigação.

“A situação nossa é muito preocupante como é em todo país. Estamos acompanhando tudo que acontece”, disse.

Os pacientes hospitalizados

Marina ressaltou ainda que 13 pessoas estão hospitalizadas. Destas, 7 estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs),

Na Santa Casa de Bragança Paulista, segundo ela, há três pacientes internados em UTI, sendo dois homens, um de 69 anos e outro de 34 anos. Também há uma mulher internada de 73 anos.

Já no Hospital Universitário há uma pessoa internada em UTI: um homem de 56 anos. Já na UTI do Hospital Bragantino existem dois homens internados, um de 54 anos e outro de 56 anos, além de uma mulher e 61 anos.

Além dos 7 pacientes em UTI há ainda seis pacientes internados em leitos hospitalares. São quatro homens, com idades de: 14, 49, 54 e 66 anos e duas mulheres de 52 e 66 anos.

Outros 14 pacientes estão em isolamento domiciliar.

Sobre a demora dos resultados dos exames, ela ressaltou que o Instituto Adolfo Lutz não tem dado mais prazos para que os mesmos fiquem prontos. A demanda tem sido alta já que o local atende todo o Estado. Disse ainda que o município não recebeu testes rápidos do coronavírus.

PROCEDIMENTO DE DIVULGAÇÃO DE CASOS

Até domingo, 23, a Secretaria Municipal de Saúde vinha divulgando os casos informando que dia os pacientes procuraram atendimento, em quais hospitais e os sintomas que apresentaram. Após duas mortes registradas no final de semana a estratégia de comunicação foi alterada.

Questionamos à secretária Marina Oliveira, o motivo da mudança do procedimento padrão e visivelmente irritada, ela disse que não interessa a ninguém fora os familiares dos pacientes terem estas informações.

Marina pediu ainda ajuda da população para que atenda as orientações das autoridades e não compartilhe fakenews e disse que em momento oportuno falará sobre contratação de novos leitos.

MORTES SUSPEITAS

Na manhã de segunda-feira, 23, circulou nas redes sociais a informação de que uma mulher havia morrido com suspeita de coronavírus.

A secretária informou que esta mulher não tinha suspeita de coronavírus e faleceu de H1N1.

Questionada sobre a informação de que os boatos de coronavírus partiram de funcionários do hospital onde a paciente estava internada a secretaria não quis se manifestar sobre isto.

Dos 28 casos em investigação vale ressaltar que duas mortes foram registradas no município e ainda aguardam o resultado de exames.

A primeira morte foi registrada na sexta-feira, 20. Um idoso de 75 anos, teve contato com outro paciente de outra cidade e no dia 12, apresentou sintomas gripais como febre e dificuldade de respirar. Ele procurou por atendimento médico no dia 19/03, no Hospital Universitário São Francisco – HUSF. No dia 20 ele não resistiu e faleceu.

Marina de Fátima Oliveira ressaltou que seis familiares deste paciente tem suspeita da doença, alguns estão internados (inclusive em UTI) e outros não.

A outra morte considerada suspeita aconteceu no sábado, 21. Um idoso, de 60 anos, chegou a ser internado no dia 18 com pneumonia. No dia 20 ele teve alta médica, mas no dia seguinte voltou para o hospital com sintomas gripais como febre e dificuldade para respirar e faleceu no mesmo dia no Complexo Hospitalar Santa Casa.

Nota da Redação

Desde o início da crise do coronavírus o Em Pauta tem feito um trabalho de checagem de informações sempre aguardando respostas das autoridades sobre os assuntos e ajudado diuturnamente no combate ao fakenews.

Ao questionarmos as mudanças de estratégia na divulgação dos casos, agora, com bem menos informações, temos como objetivo apenas manter nosso leitor, que prestou atenção nas mudanças, informado dos motivos.

Lamentamos e repudiamos a postura da secretária ao lidar com nossa equipe dizendo que havia maldade no nosso questionamento. Continuaremos firme no nosso propósito de informar a população e questionar as autoridades competentes, quando se fazer necessário.

DIGA NÃO AS FAKENEWS

Neste momento de crise, o jornalismo profissional é fundamental. Não compartilhe fakenews.

A Secretaria Municipal de Saúde tem se manifestado diariamente sobre os casos. Para acompanhar todas as últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Não compartilhe informações não confirmadas e de fontes não confiáveis! O Em Pauta, checa todos os dados para você. Neste momento de pandemia, o jornalismo de verdade é mais uma ferramenta contra este vírus.

Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v

[uam_ad id=”37841″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *