Após uma reunião na noite de quinta-feira, 26, chegou ao conhecimento da reportagem do jornal on line Bragança Em Pauta, a  notícia da exoneração do secretário de Segurança e Defesa Civil de Bragança Paulista, Dorival Francisco Bertin.

Fontes confirmaram a exoneração na manhã desta sexta-feira, 27.

A exoneração ainda deve ser publicada no Imprensa Oficial de hoje, 27, que costuma ir ao ar, no site da Prefeitura, apenas no final da tarde.

A Prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

A exoneração de Bertin é anunciada, coincidentemente, dias depois de um guarda municipal ter que abandonar sua residência no Cruzeiro, um dia depois de um jovem de 16 anos, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas ser morto em um confronto com a PM e o clima quando o assunto é segurança publica do município ter esquentado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O ex-secretário que já havia comandado a Guarda Civil, em outras administrações do prefeito Jesus Chedid, vinha enfrentando resistência da corporação, que se mostrava insatisfeita, com as condições de trabalho.

Em um ano e 4 meses a frente da pasta a maior mudança ocorrida foi a separação da Secretaria de Segurança do Trânsito e mesmo ficando a frente apenas da Segurança e Defesa Civil, não houve compra de viaturas, os guardas ainda esperam a chegada de uniformes e melhorias por exemplo, no sistema eletrônico de segurança que tanto contribui não só para o trabalho da Guarda Civil mas de todas as forças de segurança do município.

Bertin foi acusado de assédio moral com duas guardas municipais em 2005 e  foi condenado em uma ação Civil Pública. A Justiça determinou o afastamento e a perda da função e do cargos público, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa civil por ato de improbidade administrativa e pagamento de indenização às vítimas.

A decisão em primeira instância saiu em novembro de 2005 e Bertin já não estava mais no cargo visto que o prefeito Jesus Chedid foi cassado em outubro daquele ano.

Bertin, na época recorreu da decisão cujo processo ainda se arrasta na Justiça até hoje.

A Prefeitura ainda não se manifestou se a exoneração aconteceu por causa do processo ou não.

Procurado pela reportagem, Dorival Bertin, disse se manifestaria posteriormente.

A expectativa agora é com relação a nomeação de quem deve assumir a pasta.

Este é o segundo secretário a deixar a administração. O primeiro foi o ex-secretário de Meio Ambiente Fábio José Machado.

2 Comentários

  1. sou guarda civil em bragança, nao quero me identificar pois esta administraçao adora perseguir funcionarios, e estao demitindo gratuitamente. O FATO E QUE EM FEVEREIRO DESTE ANO, O PROCESSO DE ASSEDIO MORAL COMETIDO POR ESTE SENHOR FOI REABERTO, POIS ENCONTRAVA SE ARQUIVADO, POIS O MESMO PAGOU A INDENIZAÇAO CORRESPONDENTE, ELE E O GUARDA CIVIL CAMARGO QUE TAMBEM ASSEDIOU AS COLEGAS. POREM ALEM DESSA CONDENAÇAO A INDENIZAÇAO, TAMBEM FOI CONDENADO A NAO EXERCER CARGO PUBLICO SALVO ENGANO POR 8 ANOS! OU SEJA TEORICAMENTE SO PODERIA EM 2022 POIS A CONDENAÇAO EM SEGUNDA INSTANCIA SAIU EM 2014 E EM TERCEIRA EM 2015 SALVO ENGANO! TANTO QUE ESTE SENHOR EFETUOU DEPOSITOS DE VALORES EM 2014 PARA PAGAR INDENIZAÇAO AO ESTADO. POREM O SENHOR PREFEITO MUNICIPAL, RESOLVEU NOMEAR O MESMO, MESMO ESTANDO IMPEDIDO, E ALGUEM FOI LA E RESOLVEU REABRIR NA JUSTIÇA DEVIDO A ISTO, IMEDIATAMENTE O JUIZ NOTIFICOU A PREFEITURA E ORDENOU A EXONERAÇAO DO TAL SECRETARIO ASSEDIADOR! MINHA DUVIDA E SE O PREFEITO NAO COMETEU ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA? SERA?

  2. meu nome e ficticio devido as possiveis perseguiçoes, quanto ao guarda que foi expulso por traficantes, ele fez o certo pela fammilia, mas vale ressaltar que este senhor bertions, na minha opiniao, deveria utilizar os guardas mais apetitosos e ir pra cima desses vagabundos, mas ele nao e como sergio pereira ou tucci, que vestiam e tomavam as dores dos guardas e andavam de maos dadas! so ressaçltando a exoneraçao de nada tem a ver com a omissao deste senhor em socorro ao guarda da ocorrencia citada…mas deveria ser por isso tbm! resposta pra vagabundo e policia na rua…ou eles vao expulsar ate o prefeito da cidade !

Deixe uma resposta