A Câmara Municipal de Bragança Paulista vota, nesta terça-feira, 20, o projeto de decreto legislativo 2/18, que dispõe sobre a aprovação das contas do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, relativas ao exercício financeiro de 2015.

Além deste projeto, outras onze matérias estarão em pauta na 7ª sessão ordinária do Legislativo, sendo dois projetos de lei e nove moções.

De autoria da Comissão de Finanças, o projeto de decreto legislativo segue o parecer pela aprovação emitido pelo Tribunal de Contas. No documento expedido pelo órgão fiscalizador, ficam registradas recomendações e severa advertência ao município, a fim de realizar “imprescindíveis correções no componente ‘I-Planejamento’ do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM”, segundo o relatório.

A Ordem do Dia segue com votação em 1º turno dos projetos de lei 53/17 e 2/18. Pelo PL 53/17, de autoria do vereador Basilio Zecchini Filho, institui-se a coruja buraqueira como ave símbolo de Bragança Paulista.

A escolha da ave como símbolo de Bragança partiu de uma ação do Coletivo Sócio Ambiental e da Associação Mais Bragança que teve início em 2015. Em uma primeira etapa da campanha, em 2016, as consultas foram presenciais e cada pessoa podia votar na ave que quisesse.

Ao todo trinta e sete espécies receberam votos. As  três mais votadas foram o beija-flor-tesoura, a coruja-buraqueira e o joão-de-barro.

Em um segundo turno de votações, realizado em 2017, as 3 espécies disputaram a preferência dos bragantinos. Foi possível votar de forma virtual e de forma presencial em escolas públicas urbanas e rurais. 

Desta 2ª etapa participaram 1.028 bragantinos, cada qual votando em uma das e spécies concorrentes.

A vencedora, foi  a coruja-buraqueira, ave que tem hábitos noturnos como todas as corujas. Mas, ao contrário delas, se mantém ativa de dia também, o que facilita sua observação.

Ela tem  uma visão bastante boa, apresenta uma audição excelente e é capaz de localizar uma presa exclusivamente pelo som. Também é capaz de piscar um olho e virar a cabeça para trás sem se mexer.

É símbolo de sabedoria e defende valentemente seu território, onde cria os filhotes em buracos que cava na terra. Alimenta os filhos durante dois anos e é fiel a vida inteira.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Constam também na pauta, o PL 2/18/, de autoria da vereadora Rita Leme, fica alterada a Lei 3585, de 3 de novembro de 2003, especificando a primeira semana de junho de cada ano para a realização de campanhas de prevenção contra acidentes domésticos.

Para votação em turno único seguem nove moções.

Além disto, na Tribuna Livre é prevista a participação de Nivaldo Alves da Silva, pastor presidente da Igreja Evangélica – Assembleia de Deus Bragantina, para falar sobre os 10 anos de ministério da igreja no município. O vereador apresentante é Sidiney Guedes.

As sessões ordinárias acontecem no plenário da Câmara Municipal (Praça Hafiz Abi Chedid, 125 – Jardim América), podendo ser acompanhadas pela internet, no site www.camarabp.sp.gov.br, ou pela TV Alesp, da operadora NET.

Foto: http://apassarinhologa.com.br/aves-lago-taboao-braganca-paulista-sp/

Deixe uma resposta