Casos de dengue em 2019 dobram em Bragança Paulista

Os casos de dengue em Bragança Paulista em 2019 registrados nos seis primeiros meses, já dobraram. Isto se comprados com os casos registrados durante o ano inteiro em 2018.

Segundo dados da Secretaria de Saúde este ano já foram notificados à Divisão de Vigilância Epidemiológica 135 casos suspeitos de dengue. Destes casos, aliás, 15, já foram confirmados.

Em 2018, durante todo o ano, foram registradas 132 notificações, ou seja, praticamente o mesmo número do primeiro semestre. Em 2018 foram confirmados 15 casos, ou seja, metade do primeiro semestre dos casos deste ano.

Se comparar com 2017 então os números são ainda mais preocupantes. Na época foram notificados 141 casos, dos quais apenas 4 foram confirmados.

Segundo o Ministério da Saúde, os números da dengue cresceram em 2019 em todo o país. Até 13 de abril de 2019, foram registrados 451.685 casos prováveis de dengue no país. Isto significa, aliás, um aumento de 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 102.681 casos.

Quais os bairros com maior incidência?

De acordo com a Secretaria de Saúde, a maior concentração de casos de dengue em 2019 em Bragança Paulista, acontecem na Zona Norte da cidade. Além disso há incidência de casos nos bairros próximo ao cemitério também.

A secretaria informou também à reportagem do Bragança Em Pauta que não é possível ainda saber qual é o tipo do vírus da dengue.  “O tipo 2 está causando dengue na Região. Bragança Paulista ainda não tem o diagnóstico do tipo de vírus que está causando a doença”, informaram.

Em 2016 Bragança Paulista viveu um surto da doença. Na época foram 585 notificações para 234 casos confirmados.

Índices altíssimos de dengue em Atibaia

Ao comparar Bragança Paulista com Atibaia é possível perceber que Atibaia, tem muito mais casos.

Desde o começo do ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia recebeu 441 notificações de suspeitas de Dengue. Até o dia 27 de junho foram confirmados 205 casos, 117 foram descartados e 119 ainda estão sob investigação.

Em nota, a Secretaria de Comunicação de Atibaia informou que a orientação sobre a proliferação do mosquito da Dengue é realizada semanalmente. A prevenção à doença é promovida por agentes que visitam cerca de 1.500 imóveis por semana em Atibaia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *