A Páscoa está chegando e tem alguns papais e algumas mamães que ficam simplesmente desesperados com a quantia de chocolate que as crianças ganham e logo pensam em cáries e tratamentos dentários.

Em datas especiais como esta, em que as crianças acabam ganhando e consumindo mais guloseimas, não é preciso entrar em desespero e sim adotar algumas regrinhas básicas como, por exemplo nunca deixar a criança trocar uma refeição por doce, nunca deixar que elas consumam as guloseimas entre uma refeição e outra porque provavelmente irão comer os doces e não almoçar ou jantar e sempre, sempre fazer a higienização dos dentes.

É claro, que vale também conversar com tios e avós, por exemplo, para que substituíam os chocolates por alguma surpresinha que, com certeza, as crianças também irão amar, afinal Páscoa é um ótimo momento para celebrar a união familiar.

FOTO COM - DRA. MARIANAPara acabar com as dúvidas dos papais e mamães e falar mais sobre chocolate e guloseimas x dentes, a reportagem do Bragança Em Pauta, esteve no Centro Odontológico Martins, e bateu um papo com a periodontista Dra. Mariana Martins Ramos Leme.

A dentista ressaltou que o açúcar contido no chocolate pode sim causar cavidades nos dentes, mas lembrou que os chocolates não são mais perigosos que o açúcar contido nos demais alimentos, ou seja, não são os chocolates e as guloseimas que são os vilões dos dentes e sim a falta de higiene.

“Não importa o tamanho do ovo de Páscoa que a criança vai comer. O que importa é realizar a higiene bucal corretamente, não só as crianças quando comem chocolates, ou doces, mas sempre, a cada refeição”.

A odontopediatra acrescenta que é preciso ficar atento, inclusive, a alimentação das crianças menores, que ainda tem dentes de leite, incluindo os bebês que só mamam.

“O fato de que os dentes ainda vão cair não significa que não precisam de cuidados. Ao contrário, os dentes de leite são menos calcificados, por isto, precisam ainda de mais atenção. Não é só ao comer chocolates que os pequenos precisam que seus pais realizem sua higiene bucal. A cada refeição é necessário escovar os dentes das crianças, assim como é preciso realizar a higienização na boquinha dos bebês que ainda só mamam. Se a higienização não é realizada corretamente, a boca da criança se torna um campo propício para a criação de ácidos pelas bactérias ”.

São justamente estas bactérias que danificam o esmalte dos dentes e formam as cáries.

“É muito comum observar no consultório crianças com cáries porque mamam e dormem sem escovar os dentes”.

A doutora Mariana  acrescenta ainda que outro erro dos pais é permitir que as crianças passem o dia inteiro beliscando.

“O ideal é que as crianças só comam durante as refeições e depois de todas elas escovem os dentes. Quando oferecidos, os doces e as guloseimas devem ser consumidos como sobremesa e não entre uma refeição e outra”.

Ela acrescenta que pior do que o teor dos alimentos para os dentes é o tempo que os resíduos alimentares ficam na boca.

“Vale repetir que a cada refeição é preciso escovar os dentes. Mas é necessário também que haja um período entre uma refeição e outra para que a saliva consiga neutralizar os ácidos, proporcionar os minerais para a remineralização e ajudar a limpar mais rapidamente a comida que fica na boca”.

A dentista salienta ainda que os pais devem ficar atentos também para que as crianças mastiguem corretamente os alimentos.

“A mastigação fortalece os maxilares e incentiva a produção de saliva que é a melhor defesa para a boca”

Para finalizar a dentista deixa um recado:

“Cada criança tem seu padrão de crescimento. Em algumas os dentes nascem antes, em outros os dentes de leite caem primeiro. Isto ocorre naturalmente. Não é necessária preocupação quando se faz acompanhamento de rotina com um dentista. O que os pais precisam é estimular as crianças para que tenham o direcionamento correto e consequentemente mantenham hábitos alimentares mais saudáveis”.

Se forem estimuladas a comer frutas ao invés de doces ou chocolates, sucos naturais ao invés de refrigerantes isto será melhor não só para saúde bucal das crianças, mas para a saúde como um todo.

Quer saber mais sobre este assunto? Tem alguma outra dúvida sobre saúde bucal? Acesse o site http://www.centroodontologicomartins.com.br ou mande sua sugestão para o redacacao@bragancaempauta.com.br.