Além do celular, o notebook é um dos eletrônicos mais queridinhos dos brasileiro, afinal não tem coisa melhor, que poder fazer suas tarefas, de onde estiver, não é mesmo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta, 56% dos brasileiros usam o notebook como principal computador da casa.

Mas, com o passar do tempo – e dependendo da frequência da utilização -, as máquinas podem apresentar problemas e um dos defeitos mais comuns é o superaquecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Pensando em você usa o notebook todos os dias, nos mais variados locais o jornal on line Bragança Em Pauta, separou dicas especiais de de Tiago Assunção, profissional de manutenção de computadores que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços do Brasil.

Com as dicas dele, você vai evitar o aquecimento e aumentar a vida útil do aparelho. Confira:

  1. Por que o notebook esquenta?

Inúmeros motivos podem causar o aquecimento: a idade da máquina, poeira e até mesmo os pets. Segundo o profissional, os pelos de cães e gatos podem entrar no sistema de resfriamento do aparelho e obstruí-lo. Até o uso simultâneo de aplicativos pode forçar o processamento da máquina e fazê-la esquentar.

     2. Superfície plana

No conforto de casa é comum usar o notebook na cama ou no sofá, mas o ideal é que ele fique em uma superfície plana. “Assim você evita de tampar a ventilação e também vai fazer com que a máquina consiga aspirar ou ejetar o ar e manter a temperatura adequada”, comenta Tiago. Ao deixar o aparelho nas cobertas, o “cooler” se esforça para manter a temperatura sob controle e consequentemente a vida útil dele cai. Para aqueles que não conseguem abandonar o cobertor e o eletrônico, a solução pode ser comprar um suporte portátil.

      3. Transporte

Notebooks podem ser portáteis mas ainda devem ser manuseados com cuidado. No momento do transporte, é necessário desligar antes de fechá-lo. Sequer no modo de hibernação o deslocamento é recomendado. Na pressa, o aparelho pode não ser encerrado corretamente causar um superaquecimento. Segurar a máquina pela tela é uma ação que deve ser evitada.

    4 . Limpeza

É recomendável que apenas profissionais desmontem o notebook para limpá-lo, mas no dia a dia, pequenas ações podem manter a máquina higienizada. O profissional aconselha o uso de pincéis ou cotonetes. Caso o proprietário queira usar um pano, o tecido não deve soltar fiapos. Limpar o aparelho não requer nenhuma faxina pesada e produtos multiuso ou abrasivos não são necessários.

    5. Aplicativos

Alguns aplicativos podem ajudar o proprietário a monitorar a temperatura do notebook. Recursos como o HWMonitor permite que o usuário veja até mesmo a rotação dos coolers e é de fácil interpretação. Outro aplicativo recomendado por Tiago é o HWiNFO, uma ferramenta que apresenta um diagnóstico completo sobre o hardware.

1 comentário

  1. Sobre o tópico 2 tenho que relatar que deixar o notebook sobre superfície plana tampa a entrada de ar, fazendo assim o notebook esquentar ainda mais e reduzindo a vida útil do mesmo.
    Sempre deixo meu notebook em cima de algo que não tampe as entradas de ar que se encontram exatamente embaixo do mesmo, geralmente utilizo pequenos objetos nos 4 cantos abaixo dele fazendo assim a entrada de ar que se encontra no meio livre e com passagem de ar.