Todo começo de ano é a mesma coisa: IPTU, IPVA, lista de material e uniforme escolar para comprar. Como dos impostos não dá para fugir, que tal economizar na lista de material?

Em tempos de crise econômica, a volta às aulas pode ser um pesadelo para muitos pais que estão com o orçamento apertado, e as vezes,  as plataformas e ferramentas online podem ser boas aliadas dos pais.

Confira algumas opções úteis e gratuitas para gastar menos na compras:

Materiais usados

Comprar livros didáticos, estojos, mochilas, lancheiras e outros itens de segunda mão pode ser uma excelente opção para quem deseja economizar.

Existem diversas páginas no facebook que trabalham com venda e troca de produtos. Basta procurar pelo grupo que mais se encaixa ao que você pretende vender ou comprar.  Outra opção é o site www.enjoei.com.br.

Anunciar livros didáticos e outros itens que você também não irá utilizar este ano pode ser a alternativa para conseguir uma grana extra e investir em novos materiais.

Reutilizar o máximo de material possível do ano anterior também é recomendado. Não há necessidade de todo ano, comprar itens novos como apontador e tesoura, por exemplo. Além de economizar, você estará contribuindo com um planeta mais sustentável.

Cupons de desconto

Se você vai comprar livros e material escolar em sites de lojas como lojas como Submarino, Amazon, Americanas.com, Saraiva e Kalunga fique de olho nos cupons de desconto.

Eles são uma das grandes vantagens de fazer as compras pela internet, os materiais escolares podem sair entre 10% e 20% mais baratos utilizando os códigos promocionais. O site Cuponomia reúne ofertas e cupons de desconto exclusivos para a volta às aulas.

Comparadores de preços

Outra dica muito importante é a pesquisa.

Se você não tem tempo de ficar indo de papelaria em papelaria e já decidiu que fará as compras pela internet, utilize os sites comparadores de preços  para pesquisar e comparar os preços dos materiais.

No Google Shopping, por exemplo, é possível fazer buscas por produtos específicos ou categoria. A ferramenta permite ainda filtrar as opções por faixa de preços ou por lançamentos.

Pesquise, reutilize materiais e boas compras !!