Acontece neste sábado, 28, em Atibaia, o XI Concerto Especial de Taiko. Haverá duas apresentações, uma as 17h e a segunda as 20h.
As apresentações acontecem no Centro de Convenções, integram o Festival de Inverno Atibaia 2018 e as comemorações pelos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil

O evento é organizado em parceria da Prefeitura da Estância de Atibaia e Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia (Acenbra).

É necessário fazer a retirada de ingresso com uma hora de antecedência no local das apresentações. Vale ressaltar que será entregue apenas um ingresso por pessoa e a distribuição está limitada a quantidade de assentos disponíveis.
As apresentações serão realizadas pelo grupo de Taiko de Atibaia, Kawasuji Seiryu Daiko (iniciado em 2002 e comemorando 16 anos em 2018), um forte representante da relação entre Atibaia e Japão.
O nome Seiryu significa “águas claras”, inspirado no nome de Atibaia, cuja origem Tupi possui mesmo significado; e o nome Kawasuji representa o estilo utilizado pelo grupo.

Em Atibaia, além dessas apresentações, a comemoração pelos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil contou com cerimônia de homenagem a 16 representantes da história da comunidade japonesa reconhecidos pela contribuição ao desenvolvimento do município e duas exposições.

A mostra “Juntos e Misturados”, aberta ao público no hall do Centro de Convenções até 30 de julho, é um tributo aos 42 anos de trabalho do ceramista Shugo Izumi, com obras do próprio artista e também de Rafael Dai Izumi.

Já a exposição “110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, no subsolo do Centro de Convenções também até 30 de julho, foi cedida pelo Museu da Imigração Japonesa no Brasil e apresenta aos visitantes um resumo das adversidades enfrentadas e vencidas pelos imigrantes japoneses desde sua chegada ao Brasil, expressando a gratidão dos descendentes aos esforços de seus antepassados, que consolidaram a boa imagem da comunidade nipo-brasileira e o respeito perante a sociedade brasileira.