Confira o perfil dos casos suspeitos de coronavírus em Bragança

Atualizada dia 25/03 às 13h15

Desde a primeira notificação de caso suspeito do novo coronavírus em Bragança Paulista, no dia 3 de março, o Em Pauta, vem acompanhando de perto a situação no município a fim de levar à você leitor informações com precisão.

Nossa equipe, fez um levantamento de todos os casos notificados, em investigação, bem como descartados no município. São 35  notificações, 5 casos descartados e 30 ainda em investigação. Até segunda-feira, 23, eram 25 em investigação.

Casos descartados

Assim como em todo país, no início do mês a preocupação em Bragança Paulista, era com pessoas que tinham sintomas gripais e tinham voltado recentemente de viagem por exemplo, da Itália e da China. Os cinco casos descartados, aliás, foram os cinco primeiros notificados. As notificações aconteceram entre os dias 3 e 11 de março.

Embora todos pacientes tivessem histórico de viagens ao exterior, os resultados dos exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz deram negativos.

Investigações em andamento

Outras 30 notificações foram feitas e ainda aguardam resultados dos exames. Destas, a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou dados como data e local do atendimento apenas até segunda-feira, 23. A partir de agora, só são divulgados dados como idade do paciente e sexo.

Com bases nos dados divulgados até o dia 22 de março, o Em Pauta apurou que apenas três das notificações de casos suspeitos ainda aguardando investigação eram de pessoas que viajaram para o exterior.

Uma das notificações ocorreu no dia 13 de março e o paciente esteve na África. A outra no dia 14 de março, o paciente esteve na Argentina. Além disso, a última aconteceu no dia 14 de março e o paciente havia voltado de viagem dos Estados Unidos.

Das 15 notificações de não viajantes, 14  são de pessoas que tiveram contato com pacientes de outras cidades, com casos suspeitos. Apenas uma notificação, aliás, é de uma paciente que não foi identificada a origem do caso.

A mulher, de 34 anos, apresentou sintomas de gripe no dia 12 como febre, tosse, dificuldade para respirar e fraqueza. No dia 16/03 ela procurou por atendimento médico com dispinéia e quadro de pneumonia e com o agravamento do caso, no dia 18 ela foi para isolamento. No sábado, 21, ela foi entubada e segue internada no Complexo Hospitalar Santa Casa.

Leia + Bragança tem 5 pacientes internados em UTIs e outros 9 em leitos clinicos com suspeita de coronavírus

Notificações x idade e sexo

As idades dos 25 pacientes com suspeita do novo coronavírus cujos exames ainda não estão prontos, aliás, variam de 14 a 96 anos. São 10 casos de pessoas de 0 a 40 anos notificados, sendo sete homens e três mulheres.

Quando falamos de pacientes com mais de 40 anos, no entanto, as notificações sobem para 20 casos. São 7 pacientes mulheres e 13 homens.

Assim que novos dados sejam disponibilizados esta matéria será atualizada.

Registro de mortes

Dos 30 casos em investigação importante salientar que dois pacientes morreram. A partir da primeira morte e após manifestação do Ministério Público, a Prefeitura adotou medidas mais rígidas como o fechamento dos comércios.

A primeira morte foi registrada na sexta-feira, 20. Um idoso de 75 anos, teve contato com outro paciente de outra cidade e no dia 12, apresentou sintomas gripais como febre e dificuldade de respirar. Ele procurou por atendimento médico no dia 19/03, no Hospital Universitário São Francisco – HUSF. No dia 20 ele não resistiu e faleceu.

A outra morte considerada suspeita aconteceu no sábado, 21. Um idoso, de 60 anos, chegou a ser internado no dia 18 com pneumonia. No dia 20 ele teve alta médica, mas no dia seguinte voltou para o hospital com sintomas gripais como febre e dificuldade para respirar e faleceu no mesmo dia no Complexo Hospitalar Santa Casa.

NÃO DIVULGUE FAKENEWS

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Não compartilhe informações não confirmadas e de fontes não confiáveis! Neste momento de pandemia, o jornalismo de verdade é mais uma ferramenta contra este vírus.

Quer receber notícias pelo celular acesse:  https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v

[uam_ad id=”37841″]
Obs: Esta matéria será atualizada conforme novas notificações

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *