Conselho de Saúde questionará mudança em divulgação sobre UTI

A mudança na forma de divulgar a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do SUS (Sistema Único de Saúde) em Bragança Paulista tem repercutido também no Conselho Municipal de Saúde.
Vale lembrar, que a secretária municipal de Saúde Marina de Fátima Oliveira divulgava desde o início da pandemia, a porcentagem de ocupação dos leitos de UTI SUS. A divulgação era referente tanto as vagas do Hospital Universitário São Francisco quanto da Santa Casa de Misericórdia.

Veja também

Secretaria de Saúde muda forma de divulgar ocupação de UTI
Um óbito suspeito é descartado para COVID-19 em Bragança Paulista
Isto fazia com que a população tivesse conhecimento da real situação hospitalar do município, que inclusive, recebe pacientes de toda Região Bragantina. Tanto de pacientes com coronavírus, como de outras patologias.
A partir da flexibilização da quarentena, Marina passou a não falar mais a ocupação total dos leitos de UTI. Ela passou a divulgar somente quantos pacientes estão internados com COVID-19. Com isto, não é possível saber se o restante da capacidade hospitalar está ocupado com outras doenças ou não.
E a mudança, deverá ser pauta do Conselho Municipal de Saúde, órgão formado por representantes da Prefeitura, de entidades ligadas a área da saúde, bem como usuários do SUS. Uma das competências do Conselho é acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento das ações de saúde no município.
A reportagem do Em Pauta conversou por telefone com o vice-presidente do Conselho de Saúde, Euzébio Luiz Mourão, que responde pelo Conselho atualmente durante o afastamento médico da presidente Patrícia Pizo.
Conforme informado por ele, o Conselho tomou conhecimento da mudança e irá consultar a secretária de Saúde Marina de Oliveira. Se houve uma determinação estadual ou federal ou a mudança é somente no âmbito municipal. Posteriormente, essa modificação será colocada em debate pelos conselheiros municipais.
Quer receber notícias de Bragança Paulista e região pelo celular? É só clicar neste link:  https://chat.whatsapp.com/EGKvaEp41fQ5OhAEyLUA2u
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *