Contas de luz terão aumento em Bragança a partir do dia 12

As contas de luz terão aumento médio de até 1,31% a partir de sexta-feira, 12 em Bragança Paulista.  O reajuste foi autorizado pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça-feira, 9. A medida, aliás, atinge principalmente as indústrias.

O reajuste tarifário é válido para todas as cidades, além de Bragança Paulista, atendidas pela Energisa Sul-Sudeste.

Segundo a concessionária, o efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de 1,30%,

“A redução dos encargos setoriais e ganho de eficiência da distribuidora contribuíram para um reajuste tarifário abaixo da inflação registrada no período.

Atualmente os clientes de baixa tensão correspondem a cerca de 85% dos consumidores da Energisa. Estes, aliás, terão um aumento de 0,16% e são os chamados consumidores residenciais. Já  os consumidores industriais terão um aumento de 4,31%.

Do total do valor reajustado, segundo a Energisa, a maior parte diz respeito à compra de energia e não fica com a distribuidora – neste caso, ela apenas arrecada o valor na tarifa para pagar a compra de energia aos agentes geradores.

O reajuste de tarifa de energia elétrica é um processo regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previsto no contrato de concessão da empresa. Pela norma,  valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual. Além disso, pode ser reajustado a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *