Contratação para creches terceirizadas pela Prefeitura geram filas e reclamações

As “senhas de atendimento” para quem queria se inscrever para entrevistas para vagas em creches  acabaram logo no início da manhã desta terça-feira, 29. A contratação de professores e auxiliares para as creches terceirizadas pela Prefeitura geraram filas e reclamações no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Bragança Paulista

A reportagem do Bragança Em Pauta esteve no local por volta das 11h.  As reclamações de quem não conseguiu a “senha de atendimento”eram muitas.  Além disso, quem estava na fila, por sua vez, reclamava de ter que ficar esperando no sol, sem muitas explicações.

A Guarda Municipal e agentes de trânsito tiveram inclusive que reforçar o atendimento no local por causa da aglomeração de pessoas em frente ao Mercado Municipal.

A fila começou logo cedo

Muita gente procurou o Bragança Em Pauta, justamente para reclamar pela falta de informações sobre as vagas. Várias reclamações foram feitas também sobre a falta de transparência no atendimento. Muitos questionaram aliás, porque ao invés de contratação direta não foi feito um processo seletivo, com divulgação de edital e provas.

As reclamações com relação às vagas começara ainda na segunda-feira, 28. Pouco tempo depois que o Jornal Bragança Em Pauta fez a divulgação das vagas muita gente se deslocou até o local. Muitos procuraram a reportagem na sequência informando que já não foram atendidos pois não havia mais senhas.

A funcionária da Prefeitura,  Paula Jorge, informou a reportagem que só na segunda-feira, 28 foram feitos cerca de 515 atendimentos. A previsão dela para hoje, 29, era atender aliás,  mais 500 pessoas.

Ela chegou inclusive a entregar uma folha de sulfite com os dizeres “Última pessoa da fila” para uma das concorrentes. O bilhete estava assinado por ela e com isto, quem estava atrás na fila ou chegava depois, recebia informação que não seria mais atendido.

IBC irá gerenciar 4 creches e uma escola

Por causa da intensa procura pelas vagas, Paula Jorge informou que conseguiu com o Instituto Brasileiro de Cidadania -IBC que a seleção fosse estendida até esta quarta-feira, 30.

Vale lembrar, no entanto, que amanhã, 30, pela manhã,  novamente será distribuído um número de senhas. Após a distribuição delas a seleção estará encerrada. Após o cadastro no PAT, os interessados irão passar por uma entrevista nos dias 5, 6 e 7.

De acordo com o PAT, ao todos estão sendo ofertadas  58 vagas para professores e 54 para auxiliares. Estas vagas são para atender as necessidades do Instituto Brasileiro de Cidadania que tem sede em Sorocaba. A entidade será responsável por gerenciar quatro creches no município. As creches funcionarão nos bairros Vista Alegre, CDHU, Padre Aldo, e Lago do Taboão. Além disso a entidade fará a gestão da Escola Municipal Professora Maria Siriani Del Nero.

A entidade foi contratada pela Prefeitura na semana passada, de forma emergencial e sem licitação após um chamamento ser cancelado.

O salário para o cargo de professora é de R$1.246,27 enquanto que para o de auxiliar é de R$ 1.211,04. No primeiro caso, é exigido formação em Pedagogia. No segundo, apenas ensino médio.

Inscrições para crianças nas creches

As inscrições para as escolas do Bairro Padre Aldo Bolini, Bairro Vista Alegre e Conjunto Habitacional Saada Nader Abi Chedid estão abertas. As creches atenderão crianças de 4 meses a 3 anos.

Os pais ou responsáveis deverão comparecer na escola da Rua Vereador José Leitão Xavier, s/n para fazer a inscrição. A escola fica no Conjunto Habitacional Saada Nader Abi Chedid. É necessário apresentar a certidão de nascimento da criança. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A escola do Bairro do Taboão atenderá crianças de 1 a 3 anos. Para fazer as inscrições os pais ou responsáveis deverão comparecer na Rua 13 de Maio, 340, no Taboão. É necessário levar a certidão de nascimento da criança. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Deixe uma resposta