50 profissionais afastados

Em todo o mundo,  médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham na linha de frente do combate ao coronavírus têm sido afastados por causa de suspeita e confirmação da doença.

Bragança Paulista, não fica de fora desta realidade. Durante seu pronunciamento na manhã desta terça-feira, 31, a secretária de Saúde Marina de Fátima Oliveira informou que há pelo menos 50 profissionais da rede pública de saúde afastados com sintomas gripais.

“A pandemia está posta. A gente não vislumbra que isto vai acabar nos próximos dias não. A gente pode inclusive ter dias muito difíceis para todos nós”, disse ela, acrescentando que está acompanhando a evolução da doença em todas as esferas.

Marina acrescentou ainda que a Prefeitura adquiriu 500 testes rápidos para que possa fazer os testes prioritariamente nestes 50  profissionais para saber que atitudes tomar. Também foram testados pacientes internados.

“Se as pessoas tiveram só com gripe, ao terminar e não ter mais nenhum sintomas elas podem voltar a trabalhar. Já se tiver a Covid-19 vamos esperar que se passe os 14 dias, a pessoa também criará anticorpos e ai ela poderá voltar a trabalhar normalmente conosco”, disse.

Além disso, durante o pronunciamento ela anunciou que disponibilizará um cadastro de profissionais voluntários da área de saúde. Interessados devem se cadastrar no link: https://forms.gle/J7n1jfPbmuVzDR2s8

Marina de Fátima Oliveira confirmou ainda que já há a contaminação comunitária no município. Ou seja, não dá mais para saber onde o paciente foi contaminado. Ao todo em Bragança Paulista foram efetuados 69 notificações, destes 11 casos foram descartados, 10 confirmados e 48 continuam em investigação.

Dúvidas e denúncias

Denúncias de estabelecimentos que desrespeitam a quarentena podem ser feitas pelo 153 da Guarda Municipal ou também para a Central de Atendimento Público (CAP) pelo 0800-580-0678, que serve também para tirar dúvidas sobre o coronavírus.  O atendimento, neste caso, é feito por funcionários da Secretaria de Saúde que orientam a população.

Vale lembrar, que o isolamento social é segundo especialistas da saúde o melhor caminho para o combate ao coronavírus, aliado a higiene pessoal.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse:  https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v

[uam_ad id=”37841″]

 

Deixe uma resposta