coronavírus

Atualizada às 10h48

Bragança Paulista tem um caso suspeito de coronavírus. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 4, por WhatsApp pelo secretário municipal Jota Malon, por volta das 7h50.

Ele compartilhou em um grupo, do qual a reportagem faz parte e conta com mais de 80 pessoas, a informação de que deu entrada na Santa Casa um jovem de 17 anos, que chegou do Japão no dia 26, que veio visitar tios e primos.

O rapaz, segundo a mensagem divulgada por Jota Malon, desde o dia 29 apresenta dificuldades de respirar, tosse coriza. Ele o tio e o primo, segundo as informações divulgadas no WhatsApp estariam em isolamento domiciliar.

Como a divulgação foi feita por WhatsApp, de celular pessoal e não de forma oficial, rapidamente a mensagem se espalhou e muita gente questionou o Em Pauta, sobre a veracidade do assunto.

Em contato com Jota Malon sobre a divulgação, o mesmo informou que a  suspeita de coronavírus procede e a  Secretaria de Saúde, Marina de Fátima Oliveira deve se manifestar sobre o assunto oficialmente.

A Santa Casa confirmou que realmente o jovem deu entrada no local e foi colhido material para exame, que á foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz. Em um prazo de até 72 horas, o resultado deve sair.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura que só se manisfestou oficialmente às 10h40, ou seja, mais de duas horas e meia depois.

NOTA OFICIAL CORONAVÍRUS

“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece a respeito do primeiro CASO SUSPEITO do Novo Coronavírus (COVID-19), em Bragança Paulista. O caso é de um paciente de 21 anos, que mora no Japão e chegou ao Brasil no dia (26/02), para visitar a família residente em Bragança Paulista.

No dia (29/02), já em Bragança Paulista, apresentou sintomas gripais e procurou por atendimento médico no Complexo Hospitalar Santa Casa, ontem, (03/03), em que se enquadrou na definição de CASO SUSPEITO. Diante disso, o serviço de saúde já notificou o caso ao Ministério da Saúde e realizou as devidas coletas para análise laboratorial e encaminhou ao Instituto Adolf Lutz (Laboratório de Referência Estadual).

A Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças já esteve em visita ao paciente e realizou as devidas orientações, onde o paciente permanece em acompanhamento e isolamento domiciliar. A Secretaria Municipal de Saúde salienta que a população continue com os meios preventivos como: lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas e não há motivos para pânico.”

Ou seja, diferente da informação oficial, divulgada pelo secretário Jota Malon, o jovem que está com suspeita de Coronavírus, não tem 17 e sim 21 anos.

Os casos suspeitos e confirmados são atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde. Por enquanto, o Brasil registra dois casos, de pessoas que estiveram na Itália.

Se você quer saber mais sobre este vírus que esta causando preocupação em todo mundo assista o Em Pauta Entrevista com o médico infectologista José Ribamar Mendes.

https://www.facebook.com/274256392703631/videos/192981695303403/

 

Para ficar informado sobre as atualizações do Coronavírus em Bragança, Atibaia e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/ 

 

 

 

Deixe uma resposta