Coronavírus: doação de sangue

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na segunda-feira, 16, um pedido de apoio para a população já que a Fundação Pró Sangue está operando com apenas 40% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública, em São Paulo. Em Bragança Paulista, a situação é um pouco melhor, mas o Hemonúcleo do Hospital Universitário São Francisco alerta sobre a importância da doação de sangue. 

“Pedimos apoio às pessoas para que doem sangue sempre que puderem, e especialmente neste momento. A doação de sangue é segura e fundamental para ajudar a salvar vidas”, enfatiza o Secretário de Estado de Saúde, José Henrique Germann.

Em Bragança Paulista, segundo o Hemonúcleo a situação é um pouco melhor.   “O estoque, por enquanto, está em nível razoável (em torno de 60% da capacidade ideal), mas tende a cair”, ressaltam.

Por isto, toda doação é necessária e bem vinda.

O Hemonúcleo do HUSF ressalta, no entanto, que se a pessoa viajou ou teve contato com algum caso suspeito de coronavírus, deve aguardar 30 dias para realizar a doação. Na hora, o doador passa por uma entrevista para saber se tem todos os requisitos necessários.

Já quem não viajou mas está com sintomas de gripe, diarreia ou algum mal-estar, deve aguardar por, pelo menos, 15 dias para fazer doação.

O Hemonúcleo pede ainda que antes de ir doar, como a ideia é não gerar aglomeração de pessoas no local, que o doador ligue na instituição. Assim saberá se pode ir imediatamente, ou se será recomendado esperar algum tempo para evitar que mais de 10 pessoas se acumulem no local ao mesmo tempo.

A instituição também pede para que o doador, não leve acompanhantes.  O telefone para contato é (11) 2490-1240.

Quem pode doar?

Vale lembrar, que para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado,  pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Os endereços dos postos de coleta em demais regiões de SP podem ser consultados em: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/outros-destaques/doacao-de-sangue.

Coronavírus

Quer saber o que fecha em Bragança Paulista, Atibaia e região por causa do Coronavírus? Acesse: https://bragancaempauta.com.br/coronavirus-confira-o-que-abre-e-fecha-em-braganca-atibaia-e-regiao/

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/HdZWFOJmyuX5Say7PvW9DF

Deixe uma resposta