COVID-19 Hospital Regional

Sede de região, Bragança Paulista é também a cidade que lidera o ranking regional com mais casos de COVID-19. O município registra até o momento 88 casos confirmados, entre eles 10 mortes. Outros 21 casos aguardam resultados de exames. Entre eles o de duas mortes suspeitas. Todas as cidades da região, no entanto, já têm casos confirmados de coronavírus e seis delas também registraram mortes confirmadas da doença.

Atibaia e Itatiba tem duas mortes confirmadas cada uma. Já as cidades de Amparo, Águas de Lindóia, Nazaré Paulista e Piracaia registraram uma morte cada, além de Extrema, que fica em Minas Gerais, mas por ser próxima também foi incluída no levantamento e também tem um óbito confirmado. Somadas as mortes confirmadas de todas estas cidades, totalizam 9, número inferior as 10 mortes registradas somente em Bragança Paulista.

As três cidades com mais casos são Bragança Paulista, Atibaia e Itatiba.  Em Atibaia, o prefeito Saulo Pedroso chegou a flexibilizar a abertura do comércio. Lá pequenas e microempresas estão trabalhando. Em Itatiba, também houve flexibilização, mas a Prefeitura voltou atrás, após manifestação do Ministério Público.

REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE

Por ser o polo regional de Saúde e consequentemente absorver boa parte desta demanda, o tema de um Hospital Regional voltou à pauta na pandemia da COVID-19. Trata-se de uma promessa ouvida pela população há mais de uma década.

Em abril de 2007, foi publicado o Projeto de Lei n° 356/2007, de autoria do deputado estadual Edmir Chedid, que autorizava o Governo do Estado, na ocasião comandado por José Serra a criar o Hospital Regional da Região Bragantina e Circuito das Águas.

Este englobaria os municípios de Pinhalzinho, Pedra Bela, Tuiuti, Morungaba, Bragança Paulista, Vargem, Joanópolis, Atibaia, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões Itapira, Águas de Lindóia, Socorro, Lindóia, Serra Negra, Amparo, Monte Alegre do Sul, bem como Nazaré Paulista.

Em 2009, Edmir Chedid esteve com o secretário estadual de Saúde acompanhado da secretária municipal de Saúde de Bragança Paulista, reiterando o pedido que já era Lei.

No ano seguinte, 2010 – ano eleitoral, Chedid trouxe mais uma vez o tema à tona e afirmou que “iria se empenhar para a instalação do Hospital”. Na época, tratou com o governador Alberto Goldman, já falecido. José Serra havia se afastado por questões eleitorais.

Após ser reeleito deputado estadual em 2010 com mais de 100 mil votos no Estado, Edmir Chedid anunciou que o Hospital Regional seria prioridade de seu mandato. “Na região cabe um Hospital Regional sem prejudicar todos aqueles que estão aí”, afirmou à imprensa após receber a notícia de sua reeleição.

Neste mandato 2010/2014, o Hospital não saiu. Edmir foi então reeleito em 2014 e no mandato até 2018, também não.

PEDIDO NESTE MANDATO

Já em 2019, após mais uma reeleição – a sétima, o parlamentar colocou a questão em pauta mais uma vez. Exatamente uma década depois de estar com a secretária de saúde municipal de Bragança no Governo no Estado, dessa vez fez o mesmo trâmite. Agora já com a secretária de Saúde do governo do seu pai, Jesus Chedid, Marina de Fátima Oliveira.

Edmir e Marina solicitaram ao atual secretário estadual de Saúde de João Dória,  José Henrique Germann  um Hospital Regional para cirurgias de média complexidade, com leitos de UTI, em Bragança Paulista.

Até o momento, o projeto está apenas no papel.

ATENDIMENTOS DA REGIÃO EM BRAGANÇA

Até o último dia 30, em Bragança Paulista havia três pacientes internados em UTI e um em leito clínico positivos para COVID-19. Além disso seis pacientes com suspeita de COVID-19 estão internados em leitos clínicos e um em UTI.

Já em Atibaia na mesma data havia quatro pacientes positivos em UTI e quatro em leitos clínicos. Além disso, três pacientes com suspeitas da doença estão internados em UTI e três pacientes com suspeita da doença seguem em leitos clínicos.

Em Itatiba são seis pacientes internados em leitos clínicos  e UTI positivos para COVID-19. Além disso,  seis pacientes com suspeita da doença.

Confira os dados no gráfico:

O gráfico é atualizado constantemente, então se você quiser conferir dia a dia basta salvar este link e fazer o acompanhamento: https://bragancaempauta.com.br/coronavirus-confira-os-numeros-em-braganca-atibaia-e-regiao/

Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/BEtf6hqh9CW4JeRGa16MO3

 

Deixe uma resposta