Presente em Bragança Paulista desde 2015, a Cruz Vermelha Brasileira abre sua quarta formação para voluntários e espera mais de 100 inscritos.

As inscrições para a Curso Básico de Formação Institucional, que é aplicado aos interessados em se tornar voluntário da instituição, estão abertas até o dia 28 de outubro.

O curso terá duas turmas. A primeira com aulas nos dias 29 e 30 de outubro e a segunda nos dias 12 e 13 de novembro.

A capacitação é aplicada em dois dias porque no primeiro dia as aulas são teóricas e o conteúdo  é institucional. No segundo dia são 8 horas de curso de Primeiros Socorros Básicos.

A primeira turma terá aulas no dia 29 de outubro, das 9h às 13h e no dia 30 das 9h às 17h.

Já a segunda turma será formada nos dias 12 de novembro das 9h às 13h e no dia 13 das 9h às 17h.

As aulas acontecerão no Telecentro do Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (CISEM), sede da Guarda Civil, situada àcAvenida Francisco Samuel Luchesi Filho, 42, no Jardim  Júlio Mesquita.

Vale lembrar que será emitida declaração de participação na Formação Básica Institucional, sendo enviada por e-mail em até 30 dias.

As inscrições devem ser feitas através do link https://goo.gl/forms/htJE9F62cmfPDkvj1, pelo e-mail [email protected], pela página do Facebook facebook.com/cvbragancapaulista, ou ainda pelo Waths App 11-9-7251-3091 até o dia 28 de outubro.

Para participar, além da inscrição antecipada é necessária a entrega de 1kg de arroz no primeiro dia de participação. A arrecadação será destinada para entidades assistenciais do município.

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA – BRAGANÇA PAULISTA

Segundo Dirceu Gonçalves, Coordenador Municipal da Cruz Vermelha, são esperadas mais de 100 inscrições para novos voluntários que após a formação inicial serão capacitados para atuar em capacitações de Primeiros Socorros como monitores e instrutores, Juventude, Programas Comunitários, Doações e Promoção à Saúde.

Ainda segundo Dirceu, toda a atuação da Cruz Vermelha local segue os Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho que são a Humanidade, Independência, Imparcialidade, Neutralidade, Unidade, Voluntariado e Universalidade.

A atuação como voluntários não tem período definido. Danilo Bueno, Coordenador de Voluntariado informa que as pessoas podem atuar conforme sua disponibilidade, sendo pedido ao voluntário ao menos uma atuação por mês.

Atualmente toda a equipe local, inclusive os coordenadores, é formada por voluntários que conciliam outras atividades profissionais com o voluntariado. Alguns voluntários inclusive auxiliam mais de uma instituição, como exemplo Defesa Civil, asilos, escoteiros, entre outras.

Em 2015, primeiro ano da Cruz Vermelha Brasileira em Bragança Paulista, foram beneficiadas 4.706 pessoas. Bragança é a 7ª cidade do estado a ter a instituição em atividade, estando a frente de grandes cidades como Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto entre outras.