Estão abertas as inscrições para o Curso de Produção Sustentável no Sistema Cantareira. O curso acontece nos dias 12, 19 e 26 de junho. Ele é voltado para produtores rurais criadores de bovinos, ovinos, bem como de caprinos.

O curso com três módulos: Gestão, Manejo de Pastagem Ecológica e Sistema Silvipastoril. As aulas acontecem em Unidades Demonstrativas do Projeto Semeando Água, em Nazaré Paulista, Piracaia e Bragança Paulista.

O Projeto Semeando Água é uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

A  capacitação é uma parceria do Semeando Água com duas iniciativas: a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ e a ELTI – Environmental Leadership & Training Initiative (Iniciativa de Liderança e Capacitação Ambiental), da Escola de Florestas e Estudos Ambientais da Universidade de Yale (EUA).

Andrea Pupo, educadora ambiental reforça que uma das preocupações foi reunir as questões-chave que comprometem os resultados do produtor.  “Priorizamos abordar temas que esclareçam de fato as principais dúvidas para que o produtor identifique as mudanças necessárias, tendo em vista aprimorar a produção e ampliar a margem de lucro”.

O curso

O módulo 1, que tem como tema Gestão, acontece no dia 12 de junho, em Nazaré Paulista. Em seguida, no dia dia 19 de junho, em Piracaia, tem o segundo módulo com o tema Manejo de Pastagem Ecológica. Para finalizar, no dia 26 de junho as aulas são em Bragança Paulista. O tema desta vez é Sistemais Silvipastoris.

A escolha do tema Gestão logo no primeiro dia também não é por acaso, revela Pupo. “Acompanhamos de perto os desafios do produtor rural e por isso vamos abrir a programação com esse enfoque, dessa forma ele acompanhará o curso com olhar mais estratégico considerando os custos reais da propriedade, onde é preciso redobrar a atenção, as medidas que se implementadas a médio prazo diminuem custos e aumentam a rentabilidade, assim como formas de agregar maior valor ao produto final”.

Como se inscrever?

Envie mensagem para o WhatsApp (11) 97297-3516 do Projeto Semeando Água. Na mensagem envie dados como, por exemplo, seu nome completo e cidade onde está localizada a propriedade. É necessário enviar também o número do CAR, atividade profissional e contatos (e-mail e/ou telefone). Os inscritos receberão uma mensagem de confirmação e mais informações. O projeto subsidiará a alimentação dos participantes durante o curso.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]

Para ficar sempre por dentro de inscrições para cursos, concursos e outras oportunidades acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/oportunidades/

Foto: Tiago Baccarin/Estudio Garagem

Deixe uma resposta