Defesa Civil alerta para elevação da temperatura

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a elevação das temperaturas e a sensação de calor intenso em todo o estado de São Paulo até sábado, 3.

Em Bragança Paulista, às 9h30 o termômetro marcava 28º. A previsão é que a máxima chegue a 34º, por volta do meio dia. Em algumas cidades do país, a máxima deve chegar a 44 graus.

Recordes históricos de calor estão sendo batidos nos últimos dias.

De acordo com o Climatempo, na quarta-feira, 30, foi registrada uma temperatura de 44,1°C em Coxim (MS) e em Água Clara (MS) e de 44,0°C em Cuiabá (MT) e são as temperaturas mais altas já registradas no país pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

A onda de calor está se expandido também para o Sul do Brasil, onde ontem foram observadas temperaturas de 40°C no Paraná, por exemplo.

Na capital paulista,  por exemplo, a máxima hoje deve chegar a 38ºC. Se isso se confirmar, esta será a maior temperatura já registrada desde 1943, quando começaram as medições oficiais do INMET. O recorde histórico de calor atual na cidade de São Paulo ocorreu em 17 de outubro de 2014, quando a máxima chegou aos 37,8ºC.

Na madrugada de sábado, 3, no entanto, uma nova frente fria passa de forma afastada, causando chuvas nas regionais próximas ao litoral de São Paulo. A umidade relativa do ar também pode ficar abaixo de 15% no período vespertino em praticamente todas as regiões do Estado.

Orientações

Por conta desse cenário, de calor intenso, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes, umidifiquem o ambiente constantemente, permaneçam em locais protegidos do sol e consumam bastante água.

Com a umidade relativa do ar muito baixa e o calor intenso, o clima fica propenso para incêndios em cobertura vegetal.

A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, atua de forma constante para combater focos de queimadas, principalmente nesse período de seca.

A Operação Estiagem 2020 foi iniciada em 1º de junho e segue até o dia 30 de setembro. Este período é marcado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, que contribuem para o aumento de focos de incêndios.

A população pode comunicar ocorrência de queimadas pelos telefones 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil dos municípios.

Para receber alertas de risco de desastres, gratuitamente, por mensagens de texto (SMS) é só se cadastrar, enviando um SMS do celular para o número 40199, constando o número do CEP que tem interesse em receber informações.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta