Skip to content

Desafio Sangue Solidário chega em Bragança Paulista

Coronavírus: doação de sangue

Vai até o dia 18 de junho, em Bragança Paulista, o Desafio Sangue Solidário, desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Em nota, a PRF divulgou que o grave acidente registrado na última terça-feira, 12, na rodovia Fernão Dias, despertou alerta para um ponto crítico na área de saúde de Bragança Paulista: os estoques de sangue dos hemocentros da região.

Diante disto, a PRF, que tem como uma de suas missões salvar vidas e que iniciou em abril o Desafio Sangue Solidário, trouxe o desafio para Bragança Paulista.

Policiais de outras forças de segurança aceitaram este desafio. Além da doação feira por policiais, todos estão também  convocando a população bragantina para colaborar. Entre os dias 20 de maio e 18 de junho, o hemonúcleo da Universidade São Francisco realizará a coleta de até 25 bolsas de sangue por dia.

Em nota, a PRF informou que durante esse período, se houver o comparecimento do número máximo de doadores por dia, mais de 600 bolsas de sangue poderão ser coletadas, algo inédito na história da cidade.

O número pode parecer grande e suficiente para atender as demandas regionais por muito tempo, porém, apesar de ser de conhecimento popular que uma bolsa de sangue pode auxiliar mais de uma pessoa, em casos de acidentes de trânsito graves, e também em cirurgias de alta complexidade, apenas um paciente pode demandar litros de sangue.

A PRF ressalta que a prevenção quanto às possibilidades de propagação do novo coronavírus neste momento é importantíssimo.

As doações

Portanto, para evitar aglomerações, o agendamento junto ao Hemonúcleo é obrigatório. Apenas 5 pessoas são atendidas por hora e o ambiente, que normalmente já cumpre rígidas regras sanitárias, está completamente adaptado às restrições impostas pela pandemia.

– O local de coleta não tem instalações compartilhadas com outras áreas do hospital;

– As macas de doação são rigorosamente higienizadas após o término de cada coleta;

– Há álcool em gel disponível em todos os locais de acesso ao público;

– O uso de máscara é obrigatório a todos,

O agendamento da doação deve ser feito pelo telefone (11) 2490-1240.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, Atibaia e região pelo celular? Acesse: https://chat.whatsapp.com/EGKvaEp41fQ5OhAEyLUA2u

Deixe uma resposta

© 2015-2020 Jornal Bragança Em Pauta - Todos direitos reservados